Sarah Addison Allen - Encantos do Jardim



Ficha técnica: Encantos do Jardim (Garden Spells)
Autora: Sarah Addison Allen
Editora Rocco
Lançamento original: 2007
Lançamento BR: 2008
238 páginas


Li este livro pela primeira vez em março de 2009, época do meu aniversário.
Também era de uma autora desconhecida. Peguei-o na livraria pela capa, pela sinopse. E se no título fala sobre os encantos existentes num jardim, admito que fiquei terrivelmente encantada com a história.

Primeiro por ser um livro sobre uma família. As dinâmicas familiares são algo interessante para quem as observa de fora. Uma coisa que funciona em uma família, dificilmente será sequer tolerada por outra.
Nesta temos duas irmãs Waverly, totalmente diferentes mas com uma coisa em comum: o dom de tocar as pessoas. Uma, a Claire, faz uso de seu dom na cozinha. Os pratos dela são conhecidos na região por fazerem as pessoas se expressar de acordo com o necessário. 
Precisa levantar o ânimo? Que tal um chá de alfazema? A lealdade precisa ser estimulada? Nada como uma pitada de dente-de-leão na comida. É o amor que deve ser encorajado? Acrescente pétalas de rosas cristalizadas...
Já Sydney é craque em transformar as pessoas atráves de um bom corte de cabelo. Os cabelos expressam a sua personalidade. O tipo de corte que você usualmente tem, mais do que modismo, é você, nua e crua.

Há ainda duas Waverly. Evanelle tem um dom considerado um tanto estranho pelas pessoas, mas já incorporado à cultura local. Às vezes ela simplesmente "tem" que dar algo a uma pessoa. Pode ser qualquer coisa, um novela de lã, um descarcador de mangas, um broche, uma blusa. Essa vontade é tão forte, que não importa a hora ou onde a pessoa esteja, Evanelle dá um jeito de entregar à pessoa o objeto necessário.
A outra é a pequena Bay. Ela só tem cinco anos, mas já sente em suas veias o poder de ser uma Waverly. Bay tem o dom de saber onde tudo se encaixa...

O segundo ponto do livro fala sobre oportunidades e escolhas. Pessoas cometem erros. Pessoas acreditam no que veem. Pessoas escolhem. Tem todo mundo o direito à uma segunda chance? 

E depois temos sobre o amor. O romântico, o fraternal, o familiar. Até que ponto as escolhas acima citadas nos fazem fechar o coração a qualquer tipo de amor oferecido. Será que ainda dá tempo de amar?

Eu não sei se você crê na magia. Aquele tipo que não faz voar objetos, que não transforma pessoas em animais, que não faz você viajar no tempo. Mas naquela que transforma corações, ações, intenções. Naquela que te faz sentir vivo, sorrir quando lembra de algo, voltar a sonhar.
Se você acredita em magia, então, você vai gostar desse livro.

Mas....muito cuidado na próxima vez em que comer uma maçã....

#leituranossadecadadia:

  • Hannah Howell - O Senhor das Terras Altas (Nova Cultural)
  • Sharon Shulze - O Coração do Dragão (Nova Cultural)
  • Sarah Mason - A Vida é uma Festa (Bertrand Brasil)
  • Gayle Wilson - Sonhos Secretos (Harlequin)

Comentários