Abigail Reynolds - Mr. Darcy's Undoing



Ficha técnica: Mr. Darcy's Undoing
Autora: Abigail Reynolds
Editora Sourcebooks Landmark
Lançamento original: 2011
Lançamento BR: ainda não
204 páginas


ROMANCE HISTÓRICO.


Com a aproximação da comemoração dos 200 anos da primeira publicação de Orgulho & Preconceito (1813), nada melhor do que visitar livros que nos brindam com o famoso casal da literatura inglesa: Elizabeth Bennet e Mr. Fitzwilliam Darcy.
Acredito que, dos livros de Jane Austen, este casal é o mais famoso e comentado, e por várias razões.
No livro original podemos acompanhar as agruras que cada um passou até que finalmente dessem conta de que sofriam do mesmo mal: ambos tinham (pré) conceitos e eram orgulhosos. Nada como perceber a escalada dos acontecimentos, as mudanças sutis, o desabrochar de uma nova compreensão. Este talvez seja o casal que mais sofreu transformação.
O cinema os eternizou transformando a história, uma dura crítica dos costumes da época, em um simples romance histórico.
Entretanto, independente de quão profundo seja o seu conhecimento sobre o universo austeniano, uma coisa é certa: você ainda vai ouvir falar muito daqui por diante sobre Orgulho & Preconceito.

Infelizmente foram seis os livros escritos pela autora, ao morrer prematuramente (além de algumas histórias escritas para a família enquanto mais jovem, mas estas ainda não foram totalmente traduzidas para o nosso idioma; com excessão de duas histórias que encontram-se no volume de Persuasão, da editora Zahar - ver postagem sobre o assunto.), mas podemos encontrar um sem número de livros escritos por pessoas que admiram o trabalho dela e decidiram imortalizar seus escritos criando outros finais, ou modernizando um pouco a tão famosa história.
Como seria a história de Orgulho & Preconceito se fosse escrita por um escritor contemporâneo? Com todas as ideias modernas que temos em relação ao amor, casamento, trabalho, estudo...., será que haveria uma mudança muito grande?

Confesso que sempre tive um pouco de medo em relação a esse tipo de literatura. Um livro não transforma-se num clássico à toa, e é sempre muito perigoso você mexer num terreno desse. Como os fãs encarariam?  Uma vez que o livro é lançado, ele deixa de ser propriedade do autor e passa a fazer parte da vida de milhares ou milhões de pessoas. Cada uma delas imagina o seu personagem de uma forma diferente, dando uma certa característica inerente de sua compreensão de vida.

Mas, desta vez, resolvi arriscar.
Duzentos anos desde seu lançamento nos faz pensar que realmente é uma pena que sua autora tenha morrido tão jovem. Quem sabe ela mesma não gostaria de ter revisitado sua obra? (Segundo dizem, O&P era o livro preferido de Jane Austen, o que a personagem mais se assemelhava a ela).
E nessa nova aventura deparei-me com a escritora Abigail Reynalds. E descobri que ela não tem somente um livro sobre O&P. Ela tem pelo menos oito livros lançados e mais um a caminho. Seu site chama-se Pemberley Variations (se você bem lembra, Pemberley era a casa - mansão - de Mr. Darcy). Isso significa que existem 8 possíveis finais para um mesmo livro. E por incrível que pareça, é fascinante.

Minha primeira incursão foi este, Mr. Darcy's Undoing, ou seria A Ruína de Sr. Darcy.

"Uma apaixonante nova variação de Orgulho & Preconceito explora o impensável: Elizabeth aceita a proposta de um amigo de infância antes de encontrar Darcy novamente. Quando seus caminhos se cruzam, um devastado Sr. Darcy deve decidir o quão longe ele irá para ganhar a mulher que ama. Como pode um homem que se orgulha de sua honra perguntar à mulher que ama a fazer algo escandaloso? E como pode Elizabeth aceitar um casamento sem amor quando o Sr. Darcy é a chave para o seu coração? Ao enfrentar a oposição da família e a má vontade dos caçadores de escândalos, provará Elizabeth ser a ruína do Sr. Darcy?"

O livro contém passagens bem engraçadas e claro, escrito nos dias atuais, possui cenas românticas um tanto avançadas das do tempo de Austen. Mas a autora mantém a linguagem de época e faz referências a vários detalhes deixados sem explicação no livro original. Ajuda ao leitor a preencher algumas lacunas que gostaria de ter perguntado a JA.
O livro foi lançado anteriormente com o título Without Reserve.



Se tiver a oportunidade de lê-lo, garanto que seria uma experiência intrigante.

Comentários

  1. Olá tudo bem?
    Você teria a tradução desse livro?
    Se tiver me manda para o e-mail daniela_castro_3@hotmail.com
    Aguardo resposta anciosamente. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Por caso teria essa obra traduzida? Se tiver, por favor me envie. iglesiasff@gmail.com Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Oi Boa tarde. Você ainda tem o livro traduzido?
    Se ainda tiver poderia me enviar por e-mail?
    Aline9080@outlook.com

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de ter a tradução deste livro

    ResponderExcluir

Postar um comentário