Deirdre Le Faye - Jane Austen: The World of her Novels


Ficha técnica: Jane Austen: The World of her Novels
Autora: Deirdre Le Faye
Editora Frances Lincoln
Lançamento original: 2002-03
Lançamento BR: ainda não
320 páginas

BIOGRAFIA.


Aqui está um livro em que, se você não tem tempo de ler vários sobre Jane Austen, irá te satisfazer de imediato.
Primeiramente porque ele é estruturado de uma maneira, pedagogicamente falando, perfeita.

A primeira parte do livro é dividida em três capítulos: a vida de Jane Austen e sua família (o mais completo possível: locais em que viveram, visitaram, descrição física, trabalhos, doenças, falecimentos); a Inglaterra na época de Austen (todos os acontecimentos que ela vivenciou pessoalmente ou à distância) e Senso de Localização (este capítulo é interessante por nos mostrar com ilustrações como era o interior das casas - cômodos e móveis - na vida real e nos romances dela).

mesa real de trabalho de Austen


A segunda parte traz detalhes de cada romance escrito por Austen. Como ela imaginou e definiu cada personagem; além de seu extremo cuidado ao criar os locais onde seus personagens viviam (a maioria fictícios, mas ela os descrevia de tal forma que ficava difícil até para os leitores de sua época descobrirem quais locais eram reais e quais, imaginários). Os romances citados incluem os dois não terminados The Watsons e Sanditon.

Belamente ilustrado com gravuras, fotos e mapas. Papel de excelente qualidade, referências aos montes no final do livro.
Enfim, como eu disse, um livro o mais completo possível para quem quer fazer uma boa pesquisa a respeito da escritora.
Eu não diria que é um livro definitivo porque sempre pode haver uma nova descoberta, como a recente confirmação de que o quadro abaixo trata-se da jovem Jane Austen, provavelmente à idade de 13 anos, mas sem dúvida alguma, a pesquisa feita para este livro foi a mais completa para a sua época. Leitura - quase - obrigatória aos amantes leitores austenianos.


Comentários