Linda Howard - Esposa ou Amante?



Ficha técnica: Esposa ou Amante? (Duncan's Bride - Patterson-Cannon Family Saga #1)
Autora: Linda Howard
Editora Nova Cultural (extinta)
Lançamento original: 1990
Lançamento BR: 1991
203 páginas

"Madelyn para no meio do saguão do aeroporto, incapaz de dar mais um passo. Seu coração bate disparado, a respiração ofegante. Ela nunca viu um homem tão irresistível, tão sexy! Seus gestos possuem uma sensualidade natural, máscula que sugerem à imaginação de Madelyn noites de intensa paixão, corpos suados entre lençois de cetim. Por que alguém assim poria um anúncio em jornal procurando uma esposa?

'Madelyn Patterson? Sou Reese Duncan'. Reese aspira seu doce perfume e sente uma onda avassaladora de desejo explodir em seu íntimo, fazendo-o perder a cabeça. 
O que uma moça da cidade grande iria querer morando numa fazenda? E por que raios ela resolveu responder ao seu anúncio de procura de esposa? Por mais linda que ela fosse, ele não iria se envolver. Ele aprendera que coração e emoção só sabiam trazer problemas, e ele não erraria pela segunda vez..."



Enquanto eu estava lendo o livro anterior, Amando Evangelina, um sininho interno tocou me dizendo que provavelmente havia uma história anterior envolvendo a meia irmã de Robert Cannon, pela maneira com que ela aparece na história dele. Fui procurar, e não é que tinha mesmo?
Meu TOC literário deu um salto, porque eu li o livro 2 antes do 1.... Mas como os livros foram lançados, no Brasil, por editoras diferentes e num prazo tão distante um do outro, não havia mesmo como eu saber.

Nessa história, Madelyn é a rica meia irmã de Robert Cannon, que trabalha num dos escritórios dele mais por ser irmã dele do que por ser necessária. Eles ficaram juntos após a morte da mãe dela, que havia se casado com o pai dele. Tornaram-se mesmo uma família, mas ela não se sentia realizada.
Ao se deparar com um anúncio de um vaqueiro procurando por uma esposa, e ela já na idade de 28 anos, querendo ter sua própria família, ela decide arriscar.
Chegando lá ela encontra um homem lindo, maravilhoso, trabalhador, mas machucado pela vida.

Gideon Reese Duncan apaixonara-se jovem e perdera metade do que tinha num divórcio que só trouxe mágoa. Anos vivendo sozinho, ele decide que era hora de ter sua família para deixar o seu legado aos seus filhos, mas ele não queria romance. Uma mulher trabalhadora, dedicada, que aceitasse os termos dele, entre eles, assinar um acordo pré-nupcial.
Ao ir buscar Madelyn no aeroporto, ele toma um choque ao ver uma mulher linda, cheia de classe, mas ao mesmo tempo simpática e cativante. Não, ela não serviria ao propósito dele, mas pelo menos ele teria uma noite com a cama quente.
Infelizmente somente mais duas outras responderam seu anúncio, e, por incrível que fosse, Madelyn acabou sendo a melhor escolha.
Eles se casam, ela se mostra uma companheira de primeira, mas seu maior medo, o de perder a fazenda, ainda o traía e o fez perder algo mais... o seu futuro.

Uma graça ver o desenvolvimento do relacionamento de ambos. Claro que a atração de ambos foi imediata, mas o passado de Reese atrapalhava que ele se soltasse. Sua ex-esposa o feriu da pior forma possível, e abrir seu coração para Madelyn não era uma opção.
Mas ela soube levá-lo, e esticou as amarras do relacionamento até que ele pudesse cair em si e admitir em voz alta o que não conseguia.

O livro é mais ligeiro que o seguinte da saga, mas a história não se perde por isso.
É um romance fofo e gostoso de ler. Uma pena que este exemplar agora seja difícil de ser encontrado.
Não gostei do nome que deram em português, mas isso às vezes acontece.

Abaixo, outras edições e suas capas:










Comentários