Richelle Mead - Academia de Vampiros, a série



Ficha técnica: Academia de Vampiros (Vampire Academy)
Autora: Richelle Mead
Editora Nova Fronteira/Agir
Lançamento original: livro 1 - 2007; livro 6 - 2010
Lançamento BR: livro 1 - 2009; livro 6 - 2013

"Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. 

Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola. 

Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?"


ROMANCE CONTEMPORÂNEO. FANTASIA. YOUNG-ADULT.

Certo, a série não é nova. Foi lançada no Brasil em 2009, depois de já estar rolando no meio da piratagem (tradução) alguns anos antes.
Acontece que agora ela está voltando à ativa graças ao lançamento do filme, baseado no livro #1, no mês que vem .

Aqui no Brasil a tietagem já corre solta, com eventos de fãs clubes e postagens de trailers e pequenos filmes feitos por fãs.

Já viu algum trailer?



Parte do elenco:





No que consiste a série...
Pelo título do livro no original - Vampire Academy - deveria ser óbvio saber que trata-se de uma escola direcionada aos vampiros. Mas há um pouco além disso, porque há várias formas de vampiro.
Deixe que a própria Rose Hathaway, protagonista do livro, explique:

"No meu mundo existem dois tipos de vampiros vivendo incógnitos entre os humanos. Os Moroi são os vampiros vivos, vampiros do bem que manipulam a magia dos elementos e não matam quando buscam o sangue de que necessitam para sobreviver.
Os Strigoi são vampiros mortos-vivos, imortais e corrompidos, que matam ao se alimentar. Os Moroi são concebidos. Os Strigoi são transformados - à força ou espontaneamente -, por meio de artifícios sinistros.
Os dampiros são meio vampiros, meio humanos - dotados de força e resistência humanas e dos reflexos e sentidos Moroi. Eles treinam para se tornar guardiões, a elite de guarda-costas que protege os Moroi. Isso é o que eu sou."

Entendida essa diferença, você entra no universo paralelo desses personagens.
Sim, há humanos no meio. Eles são considerados os alimentos, mas não por compulsão. Eles se oferecem por livre e espontânea vontade já que ao serem sugados, eles sentem um certo "barato" (como se fosse uma droga mesmo) por conta das endorfinas que os vampiros soltam aos mordê-los.

Logo no início o leitor descobre que Rose e Lissa tinham fugido da Academia São Vladimir e viveram por dois anos entre os humanos. Lissa é uma Moroi e a última sobrevivente de sua família, os Dragomir. Rose, como sua amiga e guarda-costas, embora não oficial, tratou de mantê-las vivas ao longo desse tempo. Até que elas foram encontradas por um grupo de guardiões do colégio, e entre eles estava Dimitri..



Bem bem....Vamos dizer que não é só o ator que vai causar taquicardia na mulherada.
Acontece que o personagem é carismático. Misterioso, sério, corajoso, ele é exatamente tudo de oposto que a heroína Rose. Ele é exatamente como um guardião deve ser. E por isso mesmo ele é convocado a ser o novo professor dela, para recuperar os 2 anos perdidos.

Preciso dizer que rola um clima? Não, mas como se trata de um livro young-adult, tudo demora bastante para acontecer.

Como são 6 livros (série encerrada) e eu não vou resenhar todos, vamos fazer um apanhado geral:

Livro #1: O BEIJO DAS SOMBRAS - Como dito, Rose e Lissa haviam fugido da escola mas foram encontradas e levadas de volta. Claro que há toda uma razão para a fuga delas  explicada ao longo do livro.
Os Moroi têm a capacidade de manipular um dos elementos - fogo, terra, ar ou água - e essa habilidade aparece na adolescência. O que poucos sabem é que há ainda um quinto elemento: o espírito. Isso foi esquecido com o tempo, portanto, poucos sabem explicar como ele se desenvolve. Lissa tem essa habilidade, que, ao mesmo tempo pode ser maravilhosa, pode levá-la à loucura.
Essa sua habilidade permite que cure feridas e, de uma certa maneira, ressuscitar quem faleceu há não muito tempo.

O título em português (colocado antecipadamente já que em inglês esse título é o do livro #3), descreve o que ocorreu com Rose, e isso faz com que ela e Lissa tenham um laço. Rose consegue sentir as emoções de Lissa e ler seus pensamentos. Mas essa habilidade é via de mão única.
Por ter essa habilidade, Lissa é sequestrada, e por ter o laço com ela, Rose é a pessoa mais indicada a encontrá-la.

Livro #2: AURA NEGRA - Contradizendo o conhecimento popular sobre os Strigoi, eles agora começam a atacar de forma organizada. Vários locais antes considerados seguros para os Moroi, por conta dos feitiços de proteção lançados, começam a ser atacados. E surpresa: os Strigoi têm a ajuda de humanos que buscam a imortalidade.
Neste livro começam a acontecer algumas baixas - nada assustador à la Harry Potter. E Rose ainda tem a surpresa ao ver sua nova paixão, Dimitri, bandear-se para o lado de outra mulher Moroi, o que despedaça seu coração.
Conhece-se também um pouco mais sobre o passado e a criação de Rose. Sua mãe, Janine Hathaway, uma guardiã respeitada, reaparece na academia e as duas precisam resolver as questões pendentes.

Livro #3: TOCADA PELAS SOMBRAS -  Perto das provas de formação para ser uma guardiã, novos desafios são lançados sobre Rose e ela pode acabar perdendo sua oportunidade.
Há ainda o julgamento do homem que havia sequestrado Lissa (livro #1) e novos ataques Strigoi à escola. E num desses ataques Rose perde quem jamais imaginou possível acontecer...

Livro #4: PROMESSA DE SANGUE -  Até aqui o romance entre Rose e Dimitri está mais avançado e também mantido em segredo, principalmente por ela ainda ser aluna e menor de idade. Pelas conversas que aconteceram entre eles, Rose e Dimitri haviam dito que preferiam morrer a serem transformados em Strigoi. Com a partida de Dimitri, ela decide cumprir o acordo feito entre eles e parte em seu encalço.
Primeira parada? Sibéria, local onde a família dele - mãe, avó e irmãs e sobrinhos - ainda vivem.
A princípio ele havia ido para lá, já como Strigoi, para manter-se longe de Rose, mas ao receber o recado de que ela o estava procurando, ele não poderia resistir e quis que ela tornar-se como ele. A luta de desejos reprimidos é grande... 

Livro #5: LAÇOS DO ESPÍRITO - Sem conseguir destruir o homem que amava, agora transformado num morto-vivo, Rose retorna à academia para terminar seus estudos e tornar-se uma guardiã de fato. Mas ela não consegue esquecer o fato de que Dimitri ainda encontra-se à solta e pior, como o novo chefe dos Strigoi. Ele escreve para ela semanalmente lembrando-a de que não poderá se esconder para sempre atrás dos muros do colégio. E que ele sempre irá encontrá-la.
Mas Rose acaba por descobrir um novo dado: pode um Strigoi voltar a ser um Moroi? Essa resposta ela só encontraria através de um homem que também manipulava o espírito. Um homem dado como louco e desaparecido. E que era irmão do sequestrador de Lissa. Nova missão de Rose? Entrar numa prisão Moroi de segurança máxima e dar ao sequestrador o que ele mais queria: a liberdade, em troca de saber o paradeiro de seu irmão e a verdade sobre essa lenda. Essa talvez seja a única maneira de salvar todos os Moroi transformados....e Dimitri.
O que Rose não contava era que em meio a toda essa aventura, uma importante pessoa seria assassinada e todas as provas apontavam para ela. Agora, Rose Hathaway era considerada uma assassina.

Livro #6: ÚLTIMO SACRIFÍCIO -  Parece que a lenda sobre a transformação de um Strigoi em Moroi é verdadeira, mas há alguns detalhes a serem levados em consideração; e Rose por si só não pôde fazer isso. Acusada de ter matado a rainha e levada à prisão, Rose conta com a ajuda dos amigos para provar que não fez isso. E, ao mesmo tempo, ela descobre um novo esquema que pode mudar a escolha do novo monarca. Sua amiga Lissa está envolvida e pode até mesmo ser uma nova vítima. Com a ajuda de 2 ex Strigoi, Rose parte em sua ultima aventura antes de ser indicada ou não como uma guardiã. E o seu coração está mais do que envolvido, porque uma das duas pessoas que ela mais ama pode morrer. A não ser que ela seja o último sacrifício... 

Uma das poucas séries que posso dizer que TODOS os livros são maravilhosos. Eles te prendem. Tem aventura, romance, suspense, fantasia, reviravoltas mil. Quando você pensa que um pode ser o "bad guy", há um novo indício.
Não é hot, sequer é sexy. A autora transita pelos romances adolescentes de forma muito velada. E quer saber? NÃO FAZ FALTA.
Os personagens são mais do que carismáticos. Conexão desde a primeira linha.
O ritmo da história é perfeito, sem correria, mas também não moroso.
Cada livro, trazendo uma nova aventura, traz dados importantes para amarrar bem a história e ter o final esperado.
E o fato de a autora não sair matando muito dos personagens principais também ajuda muito.

Você está pensando em ler? LEIA!
A cada volume a personagem - Rose - faz um resumão sobre o que eles são e o que aconteceu no anterior, mas o legal é você ler a série na íntegra.
E pelo que vi nos trailers, tem sim algumas partes modificadas do livro, portanto, sempre acho melhor ler o livro antes.
Divirta-se, porque a série vale muito a pena.


NOTA: Dias depois da postagem desta resenha, a empresa brasileira responsável pela distribuição do filme no Brasil, comunicou que devido à baixa bilheteria nos Estados Unidos, o filme não será lançado nos cinemas brasileiros, saindo direto em dvd.
Bom, uma pena para os fãs que aguardavam com tanta empolgação. Por outro lado, nada como a imaginação humana. Faça o filme na sua cabeça, garanto que será tão bom quanto na telona. 
Ainda sugiro que compre a série completa e se delicie com essa história young-adult.

Sobre a autora


Facebook  |  Website  |  Goodreads  |  Twitter

Comentários