Mitch Albom - O Primeiro telefonema do Céu



Ficha técnica: O Primeiro Telefonema do Céu (The First Fone Call from Heaven)
Autor: Mitch Albom
Editora Arqueiro
Lançamento original: 2013
Lançamento BR: 2014
288 páginas

"Como você se sentiria se um dia recebesse uma ligação de alguém que ama muito e que já se foi?
 Numa sexta-feira comum, o telefone de Tess Rafferty toca. É sua mãe, Ruth, que morreu quatro anos antes. Em seguida, Jack Sellers e Katherine Yellin recebem ligações semelhantes, do filho e da irmã, também já falecidos. Nas semanas seguintes, outros habitantes de Coldwater afirmam que estão em contato direto com o além, e que seus interlocutores lhes pediram para espalhar a boa-nova ao maior número possível de pessoas. A mensagem é simples: o céu existe, e é um lugar onde todos são iguais.
 Em pouco tempo, correspondentes de diversos meios de comunicação aportam na cidade para transmitir os desdobramentos do fenômeno que pode ser o maior milagre da atualidade. Visitantes do país inteiro começam a surgir, as vendas de telefone disparam e as igrejas se enchem de fiéis. 
Apenas uma pessoa desconfia da história: Sully Harding, ex-piloto das Forças Armadas. Após quase morrer num desastre aéreo, perder a mulher e cumprir pena por um crime que não cometeu, ele não acredita num mundo melhor, muito menos após a morte. E quando seu filho pequeno começa a esperar uma ligação da mãe morta, ele decide provar que estão todos sendo enganados. 
O primeiro telefonema do céu é uma história de mistério e, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre o poder da conexão humana. Em uma narrativa que vai tocar sua alma, Mitch Albom prova mais uma vez por que é um dos autores mais queridos da atualidade."


ROMANCE CONTEMPORÂNEO. MISTÉRIO.

Normalmente em época de natal, as leituras começam a envolver assuntos mais introspectos, ou então, aqueles romaces em que parece que tudo acontece por algum milagre.
O Primeiro Telefonema do Céu poderia/deveria entrar em alguma dessas categorias, mas na verdade, o cerne é muito mais profundo.

Uma pequena cidade é escolhida para um milagre: pessoas começam a receber telefonemas de parentes, amigos ou conhecidos que já morreram. As reações são diversas. Há aqueles que ficam felizes e crédulos; aqueles que se assustam e ficam muito mais tristes; aqueles que não acreditam de forma alguma... Em qual categoria você entraria?

A mensagem enviada pelos que telefonam é uma só: a vida não termina com a morte.
As histórias de cada um que recebe o telefonema vão se intercruzando. A cidade se torna um caos. O prefeito vê isso como uma grande oportunidade de expandir o turismo da região. Ninguém está genuinamente interessado em saber se isso é verdade ou falsidade. O que querem saber é até que ponto isso pode chegar. Apenas um homem investiga a fundo esse dilema: Sully Harding. Ele perdeu a esposa no mesmo momento em que sofreu um acidente aéreo, mesmo os 2 não estando no mesmo local. Como militar ele foi indiciado pelo crime e preso, acusado por algo que não cometeu. Com essa história de telefonema, ele seria afetado cedo ou tarde porque de seu casamento ainda tinha o pequeno filho, que aguardava ansioso pelo telefonema da mãe. Isso teria que acabar...

O que tudo isso poderia ser? Verdade? Se sim, por que agora? O mundo está próximo do fim, como algumas religiões pregam? Se não, quem estaria por trás disso? O prefeito ganacioso? O Governo? Alguma brincadeira de mau gosto?

Nesta leitura, com um final surpreendente e de fazer arrepiar todos os pelos do corpo, entregue-se à sua fé e analise como você se sentiria se tivesse a oportunidade de receber um telefonema do céu...
4,5 estrelas.


Comentários