(#7) Maratona Nacional: Elizabeth Bezerra - Presa em seu Feitiço (Inspirações #1)


Ficha técnica: Presa em seu Feitiço
Autora: Elizabeth Bezerra
Editora self
Lançamento: 2017
295 páginas (ebook)
Prólogo + 26 capítulos + Epílogo
POV: terceira pessoa
Gênero: Romance de época; Chick Lit; New Adult

Protagonistas: Edward Halton, 8° Conde de Northsham, e Srta. Lucille Middleton
Local/ano: Vilarejo St Claire; Dover; Londres/1840 

"UM CONDE FALIDO E COM DONS ESPECIAIS...
Edward Halton, 8° conde de Northsham, retorna à Inglaterra, após a morte de seu tio, para herdar um condado cheio de problemas, sem dinheiro em caixa e, além disso, tendo de lidar com uma clientela especial nada agradável que seu tio lhe deixou. 
Para sobreviver e manter a promessa de pegar dos ricos para doar aos mais pobres, ele se vê obrigado a usar dos mesmos truques do conde anterior: seu carisma e a hipnose.

UMA HERDEIRA AMERICANA OBSTINADA...
Tendo apenas seu irmão mais velho, Allan, como sua família e querendo agradá-lo, Srta. Lucille Middleton aceita ir à Inglaterra para ‘comprar’ um marido com título.
Lady Eagleton, sua protetora e instrutora dos costumes britânicos, não cansa de dizer o quão inadequado o conde de Northsham é para a lista de pretendentes de Lucille, o que só faz com que a moça se interesse mais.

E UM SENTIMENTO IMPOSSÍVEL DE ESCAPAR...
Quando o melhor amigo de Edward lhe pede ajuda para conquistar a beldade americana, Edward se vê a cada dia mais preso nas profundezas dos olhos azuis dela e intrigado com seu jeito tão diferente de ser.
Lucille deveria se apaixonar por Philip, mas Edward a quer para si.
Qual dos dois sentimentos o conde dará ouvidos? À amizade – e lealdade – de uma vida inteira ou ao arrebatamento pela dama impetuosa?"



Nas próximas 7 semanas, o blog trará um livro de cada maratona (Parcerias; Romances Históricos e Nacional). O número correspondente no título não é de ranking da blogueira, mas apenas uma contagem regressiva.


A história começa vários anos antes, quando Lady Ann Halton se apaixona por uma pessoa considerada muito abaixo de sua classe.
Por amor, ela desafiou a família e as convenções sociais. E pagou caro por isso.
Foi deserdada. As cartas escritas à família foram retornadas sem sequer terem sido abertas.

Mas Ann foi feliz ao lado de seu marido.
Tiveram um filho, o amado Edward.

No entanto, anos depois, o marido de Ann morre num incêndio. Ela e o filho passam necessidade. Bravamente, ela trabalha como qualquer outra mulher da classe pobre, e faz de tudo para que seu filho seguisse tendo o que comer e o que vestir.
Anos a fio de trabalho pesado fizeram com que a saúde de Ann definhasse, e quando já não lhe restava mais forças, é quando seu irmão, o atual Conde de Nortsham, aparece para acolhê-la.
Infelizmente já era tade demais. Mas Edward foi criado como o herdeiro do conde, que havia perdido a mulher há pouco tempo e não tivera filhos.

Os anos passam. Edward é mandado para a escola e universidade. Com o tio, ele aprende a ser um nobre, mas também a fazer certas coisas não tão honestas assim.

Como atual conde, Edward tinha um condado para reformar, arrendatários que dependiam dele... e nenhum dinheiro no cofre.
Assim como o antigo conde, Edward gostava do luxo e da boa vida. E ele ia seguindo com seus truques para manter-se por algum tempo, sabendo que essa situação não poderia se sustentar para sempre.

Seu melhor amigo, Philip Owen, que já havia oferecido ajuda a Edward várias vezes, mas fora negada, dá ao amigo a amarga notícia: para sair dessa situação só se casando com uma herdeira.
Edward prezava sua liberdade. Com a boa aparência que tinha e o charme peculiar, ele poderia ter a amante que quisesse. Juntando a isso, havia sua experiência familiar em relação ao amor. Por terem se apaixonado, seus pais haviam sido felizes enquanto juntos, mas esse mesmo amor fez sua mãe ser renegada entre seus pares. A ajuda para ela chegou quando não havia mais solução. Não, o amor cegava as pessoas e só trazia má sorte.

Nesse ínterim, com o início da temporada londrina e as várias moças à procura de marido, eis que surge uma beldade que faz Philip enlouquecer.
Tratava-se de uma americana, herdeira, órfã, mas cujo irmão estava fazendo negócios com nobres britânicos.
A moça, com os bolsos cheios, era um ótimo partido para nobres com altos títulos, mas bolsos vazios.
Não era esse o caso de Philip, mas ele queria ser apresentado à Srta. Middleton e fazê-la se apaixonar por ele.

Lucille estava sob a proteção de Lady Amelia Eagleton, cujo marido visconde tinha negócios com o empresário americano Allan Middleton, que estava investindo uma pequena fortuna em ferrovias. Sem filhos, Lady Amelia fez toda questão de ensinar à moça os costumes entre os nobres e fazer-lhe uma lista dos prováveis candidatos à mão dela.
A jovem seguia obedecendo as diretrizes da senhora, mas no fundo achava que muitos daqueles costumes eram totalmente sem pé nem cabeça.

E em relação aos candidatos aprovados, Lucille tinha uma opinião muito forte sobre isso: ela mesma escolheria o seu marido. Por isso, quando ela conhece o conde de Northsam e Lady Amelia é veemente em dizer que ele não servia para ela, por ser um canalha, aí mesmo que a curiosidade de Lucille foi acionada.

Mas Edward, ainda que achasse Lucille linda e gostasse da ideia em tê-la como amante, não poderia investir em qualquer relacionamento com ela porque seu melhor amigo estava apaixonado por ela.

O pedido de Philip a Edward foi incomum. A ajuda que Edward daria para fazer Lucille se apaixonar por Philip viria através de um truque que poucos sabiam que Edward possuía: ele aprendera com seu tio a ser hipnotizador.

Acontece que para ter chance de fazer Lucille ser hipnotizada, Edward teria de passar algum tempo com a moça, de preferência a sós, o que era quase impossível porque Lady Amelia a vigiava como uma águia.
Contudo, a própria Lucille cria a ocasião quando, com a ajuda da nova amiga Lady Christa Seaford, se mete numa confusão que quase lhe custa a vida.

Durante o tempo que Edward fica responsável em cuidar da jovem, e não deixar que ela morra, os dois travam uma luta diária para ignorarem a atração que sentem um pelo outro. E quando são pegos no flagra e obrigados a casar - para consternação de Lady Amelia -, Edward terá de aprender a lidar com um sentimento tão forte quanto o que seus pais sentiram, enquanto Lucille terá de confiar num homem cercado de segredos, e esse relacionamento abala uma sociedade conservadora, uma amizade de muitos anos e, principalmente, duas pessoas que anseiam o mesmo, mas não sabem como derrubar as barreiras que os impedem de seguir rumo à felicidade...

  


Um romance com alguns ingredientes um tanto conhecidos: um mocinho com título nobre, mas falido. Canalha, que preza sua liberdade (seja lá por qual motivo for). Uma mocinha com muito dinheiro e que quer se casar por amor. Além disso, ela é determinada a conseguir as coisas do seu jeito, e não pelo que foi imposto... ainda que ela se veja numa situação comprometedora e tenha de se casar.

No entanto, há um detalhe novo aqui: Edward tem a habilidade de ser hipnotizador. Muito mais do que isso, além de possuir a técnica, sua vida traz um segredo que o faz desprezar-se por possuir esse dom.

De verdade, apesar de estar numa situação financeira precária, Edward não faz nada para avançar o sinal em relação a Lucille, não só por causa do que seu amigo sente pela beldade, mas também pela promessa autoimposta.
Mas Lucille era, digamos assim, um tanto difícil de lidar... Era teimosa, pronto! E essa teimosia faz com que ela mesma se coloque nas maiores enrascadas.

Óbvio que já se sentindo atraído por ela por conta de sua beleza, e passando tanto tempo cuidando da moça, torna-se quase impossível a Edward fugir do que sentia. E ele se vê preso entre sentimentos conflitantes de paixão avassaladora e lealdade a um amigo de longa data.

Com o passar da leitura, atente-se aos personagens secundários. Aqui, há vários deles de grande importância, com possibilidade de voltarem em histórias próprias.

Várias passagens engraçadas de embate entre o casal. Ritmo muito bom. E uma coisa que eu sentia falta nos muitos romances de época que tenho lido: o plot twist, aquela virada de jogo que te pega de surpresa.

A autora, já bem conhecida com livros contemporâneos, entrou com o pé direito nesse gênero.
O enredo prende a atenção. As cenas mantêm o mistério na medida certa fazendo o leitor querer virar à próxima página. Sem cliffhanger para o casal, mas já deixando um começo de trama para o próximo livro.
E para quem presta um pouquinho mais de atenção, percebe que a história tem um Q de conto de fadas. O personagem é comparado a Robin Hood em algumas ocasiões.
Taí uma série para se acompanhar de perto...






Por enquanto o livro é encontrado só na versão ebook, mas já tem a promessa de sair impresso em 2018.

Comentários