(#4) Maratona Romance Histórico: Julia Quinn - Como se Casar com um Marquês (Agentes da Coroa #2)



Ficha técnica: Como se Casar com um Marquês (How to Marry a Marquis)
Autora: Julia Quinn
Editora Arqueiro
Lançamento original: 1999
Lançamento BR: 2017
320 páginas
22 capítulos + Epílogo
POV: terceira pessoa
Gênero: Romance de época; Chick Lit; New Adult

Protagonistas: Srta. Elizabeth Hotchkiss; James Sidwell "Siddons", Marquês de Riverdale; Blake Ravenscroft; Caroline Ravenscroft; Lady Agatha Danbury
Local/ano: Surrey/ 1815

"Elizabeth Hotchkiss precisa se casar com um homem rico, e bem rápido. Com três irmãos mais novos para sustentar, ela sabe que não lhe resta outra alternativa.

Então, quando encontra o livro Como se casar com um marquês na biblioteca de lady Danbury, para quem trabalha como dama de companhia, ela não pensa duas vezes: coloca o exemplar na bolsa e leva para casa.

Incentivada por uma das irmãs, Elizabeth decide encontrar um homem qualquer para praticar as técnicas ensinadas no pequeno manual.

É quando surge James Siddons, marquês de Riverdale e sobrinho de lady Danbury, que o convocou para salvá-la de um chantagista. Para realizar a investigação, ele finge ser outra pessoa. E o primeiro nome na sua lista de suspeitos é justamente... Elizabeth Hotchkiss.

Intrigado pela atraente jovem com o curioso livrinho de regras, James galantemente se oferece para ajudá-la a conseguir um marido, deixando-a praticar as técnicas com ele. Afinal, quanto mais tempo passar na companhia de Elizabeth, mais perto estará de descobrir se ela é culpada.

Mas quando o treinamento se torna perfeito demais, James decide que só há uma regra que vale a pena seguir: que Elizabeth se case com seu marquês."

 Livro #1 da Duologia > resenha aqui


Lady Danbury não é uma mulher fácil de lidar. Aos 66 anos, ela tem a fama de uma condessa difícil, que não teme dizer exatamente o que pensa sobre as pessoas ou situações. Por isso, o fato de Elizabeth ser sua dama de companhia há cinco anos é um feito e tanto.

Elizabeth cuida de seus três irmãos mais novos, Susan (14), Jane (9) e Lucas (8), este tendo herdado o título de baronete.
Mas apesar do título, a situação deles é extremamente precária.
O que Elizabeth ganha de salário mal dá para manter as despesas e logo chegaria a época de enviar Lucas para Eton.
Desesperada, ela decide que terá de se casar.
O problema é que a única oferta de casamento que ela recebeu foi de Sr. Squire Nevins, um homem muitos anos mais velho do que ela, gordo, e ela não se sentia à vontade perto dele. Isso sem contar que a forma com que ele olhava para as irmãs mais novas dela era um indicativo de algo pior. Mas a situação estava realmente ruim.

Foi quando Elizabeth encontrou na biblioteca de Lady D um livro chamado Como se Casar com um Marquês. Depois de muito ponderar se valia mesmo a pena, ela o leva escondido para casa, na tentativa de aprender umas quantas regras para fazer com que um cavalheiro - não precisamente um marquês, afinal, marquês não caíam de árvores! - se encantasse por ela e a ajudasse a sair daquele buraco sem fim.

Ao sair da casa de Lady D com o livro escondido na bolsa, de tão nervosa, Elizabeth não nota por onde anda e tropeça num cavalheiro que chegava...

James Sidwell, sobrinho de Lady D, fora um agente da Coroa com vários casos bem-sucedidos. Mas um deles fez com que ele, apesar de ter uma aparência comum e fácil de se misturar na multidão, fosse reconhecido por uma espiã de Napoleão. Agora, ele ficaria fora dos grandes casos.
Com a vida em estado de tédio, ele fica exultante ao receber um bilhete de sua tia pedindo ajuda num caso de chantagem. Ela pede que ele venha se passando por um novo administrador, com sobrenome Siddons.
E é Siddons quem é quase derrubado por uma senhorita enquanto ela saía de casa.

Após pegar detalhes sobre o caso com sua tia, James passa à investigação, e depois de pegar a Srta. Hotchkiss vasculhando o chalé do administrador, onde ele estava hospedado, ela passa a ser a suspeita número um.

Enquanto James se aproxima de Elizabeth - Lizzie - para apurar mais detalhes sobre ela (e seu jeito estabanado - e é quando ele é atirado num roseiral - e sua total dedicação à Lady D - e ele admite o quão torrona sua tia pode ser), Elizabeth se aproxima de James para testar as teorias do maldito livro de capa vermelha, conforme sugerido por sua irmã Jane, a estrategista da família.

O resultado desse encontro é muita topada e embates entre o casal, especialmente quando ela fica sabendo por Lady D que James acha que ela é uma forte candidata à chantagista.
Aos poucos também eles vão se conhecendo, parte da história de seus passados - seus pais - e o interesse cresce.

James estava ali disfarçado. Ele pôde ver que apesar de Elizabeth estar desesperada para poder manter sua família unida e alimentada, ela não era exatamente uma interesseira, e para um homem com título de marquês desde os 20 anos, acostumado a ser perseguido na Temporada apenas por causa disso, ela era um refrigério. E para Elizabeth, seu sentimento por James só crescia, mas por causa de sua situação familiar, ela pensava que um simples administrador não teria condições de manter a família dela, assim como pagar os estudos de Lucas em Eton.

A caçada ao chantagista continuava.

Lady D oferece um baile de máscaras e é lá que as "máscaras" de fato caem.
Entre o aparecimento do chantagista, um baile frustrado e a intromissão dos amigos Blake e Caroline, James terá uma longa jornada até conseguir provar a Elizabeth que ela não precisa de decretos para, de fato, se casar com um marquês...



"- O senhor quer algo e está tentando conseguir isso jogando seu encanto para cima de mim.
- E está funcionando?
- Não!
- É uma pena. Normalmente funciona."


Marca registrada da autora, a história conta com vários trechos engraçados.
James Sidwell havia sido apresentado no livro anterior como a pessoa que conseguiria reconhecer a espiã de Napoleão. Sua participação no primeiro livro é expressiva.
Aqui, seu amigo Blake, protagonista do livro anterior, retorna o favor e protagoniza cenas hilárias ao lado de sua esposa, Caroline.

Lady D também é uma personagem forte e recorrente nos livros de Julia Quinn, sempre aparecendo para apontar defeitos de pessoas, e é uma das poucas que admite ir aos concertos das moças Smythe-Smith por pena.

O romance do casal principal traz duas pessoas cabeças-duras, mas Lizzie ainda conta com algo a mais: um orguho sem fim.
Ela estava disposta desde o início a se casar com alguém com algum dinheiro, ainda que sem título, apenas para sustentar seus irmãos, mas quando ela se interessa por alguém, genuinamente, e descobre quem ele de fato era, ela dá para trás e se recusa a ter qualquer ajuda dele? Mas e o desespero? E a barriga roncando? Esse orgulho exacerbado dela já estava me enervando.

Depois que passa aquele trecho normal de apresentação dos personagens no começo do livro, a história melhora a partir da pag 117. Cenas melhores: os embates entre eles, tanto no baile de máscaras quanto na casa dos Hotchkisses.

Normalmente quando lemos enredos cujos personagens são agentes, as qualidades destes são alistadas como muito boas. Estes dois aqui, tanto Blake quanto James, achei um tanto enrolados. O Blake mais do que James. Isso é ótimo por conta do lado cômico na escrita da autora.

Mais uma leitura prazerosa, mas não na lista dos 10+.
Sem cliffhanger.
4 estrelas

*Gravura> Pinterest
**LIVRO cedido pela editora, em parceria, em troca de resenha com opinião honesta.

Comentários