Michelle Obama - Minha História



Ficha técnica: Minha História (Becoming)
Autora: Michelle Obama
Editora Companhia das Letras
Lançamento original: 13/novembro/2018
Lançamento BR: 14/novembro/2018
464 páginas
POV: primeira pessoa 
Gênero: Biografia

"Um relato íntimo, poderoso e inspirador da ex-primeira-dama dos Estados Unidos.
Com uma vida repleta de realizações significativas, Michelle Obama se consolidou como uma das mulheres mais icônicas e cativantes de nosso tempo. Como primeira-dama dos Estados Unidos — a primeira afro-americana a ocupar essa posição —, ela ajudou a criar a mais acolhedora e inclusiva Casa Branca da história. Ao mesmo tempo, se posicionou como uma poderosa porta-voz das mulheres e meninas nos Estados Unidos e ao redor do mundo, mudando drasticamente a forma como as famílias levam suas vidas em busca de um modelo mais saudável e ativo, e se posicionando ao lado de seu marido durante os anos em que Obama presidiu os Estados Unidos em alguns dos momentos mais angustiantes da história do país. Ao longo do caminho, ela nos ensinou alguns passos de dança, arrasou no Carpool Karaoke e criou duas filhas responsáveis e centradas, apesar do impiedoso olhar da mídia.
Em suas memórias, um trabalho de profunda reflexão e com uma narrativa envolvente, Michelle Obama convida os leitores a conhecer seu mundo, recontando as experiências que a moldaram — da infância na região de South Side, em Chicago, e os seus anos como executiva tentando equilibrar as demandas da maternidade e do trabalho, ao período em que passou no endereço mais famoso do mundo. Com honestidade e uma inteligência aguçada, ela descreve seus triunfos e suas decepções, tanto públicas quanto privadas, e conta toda a sua história, conforme a viveu — em suas próprias palavras e em seus próprios termos. Reconfortante, sábio e revelador, Minha história traz um relato íntimo e singular, de uma mulher com alma e consistência que desafiou constantemente as expectativas — e cuja história nos inspira a fazer o mesmo."

Depois de 8 anos num trabalho que não é considerado exatamente um trabalho, Michelle Obama, esposa do 44° Presidente dos Estados Unidos, escreve a sua história.
Primeiro casal negro a reger uma das - senão A - maiores nações do mundo, eles mostraram uma desenvoltura, adaptação e originalidade imensos num cargo tão visado  (e vigiado)pela mídia, pelos adversários políticos e pessoas comuns.

Enquanto o cargo de Presidente é um trabalho de fato, o papel da esposa de um presidente poderia ser considerado meramente decorativo, mas a verdade é bem diferente disso.
Há inúmeros eventos a participar, projetos a serem levados adiante e um peso enorme carregado nas costas: o familiar.

O livro traz a história DELA. Sua família (pais e irmão); seus sonhos; seus desejos e a força de vontade em enfrentar os inúmeros "não" que a vida lhe deu.

Formada advogada por Harvard, ela conheceu aquele que seria seu futuro marido quando tornou-se uma espécie de tutora dele no escritório de advocacia onde trabalhava. Um certo Obama era uma aluno de Direito do primeiro ano, brilhante (por isso mesmo a surpresa ao ser aceito qual estagiário). A princípio ela não ficou nada feliz em bancar a babá dele, mas com o passar do tempo, foi difícil não resistir ao charme desse havaiano.

Preconceito, ela enfrentou desde sempre. Quando ouviu de um professor que ela "não tinha o perfil para ser uma aluna de Princeton", até, anos mais tarde, já na Casa Branca, ler e ouvir da boca de outros políticos o fato de ter afro-descendentes num posto tão importante.

Michelle - e Obama - procurou levar tudo sempre com muita elegância.
Ela mesma acabou - sem querer - a ditar várias modas e suas roupas tornaram-se alvo de comentários de estilistas e influenciadores de moda. Afinal, quem não queria "vestir" uma das mulheres mais importantes do mundo?







De temperamento forte, ela sempre expôs o que pensava. Feminista ativa, ela viajou o mundo valorizando o trabalho da mulher e ajudando jovens meninas a se sentirem seguras em seu papel na sociedade.
Ela mesma mãe de duas meninas - que entraram ainda crianças na Casa Branca -, Michelle queria saber que contribuiu para deixar o mundo um lugar melhor para suas filhas.
Já que ela havia tido tanto problema para engravidar pela primeira vez, teria que fazer jus ao papel de educadora dentro do lar, certo?


Com fotos, "causos" interessantes e um senso de gratidão enorme a todos aqueles que ajudaram ao casal a passar por esse processo com tamanha responsabilidade (Michelle nunca pensou em se envolver com política, mas o marido era muito envolvido com isso, e uma coisa levou a outra), o livro é uma biografia interessante, informativa, engraçada e, às vezes, até romântica (quem não adorava ver o jeito como o casal mostrava se dar bem, andando de mãos dadas, ele a ajudando a subir escadas ou segurando o guarda-chuva para ela?)
E como hoje é o aniversário dela, nada como comemorar soltando esta resenha.

Diferente das biografias de algumas outras Primeiras Damas que achei muito mais oportunismo do que realmente ter algo interessante a contar, esta aqui me conquistou desde o início.
Aqui, a fala é dela.
Aqui, ela mostra o "tornando-se eu"; "tornando-se nós"; "tornando-se mais".
Seja você, também, "mais".




Comentários