[Resenha] Annie Darling - A Pequena Livraria dos Corações Solitários (A Livraria dos Corações Solitários #1)



Ficha técnica: A Pequena Livraria dos Corações Solitários (The Little Bookshop of Lonely Hearts)
Autora: Annie Darling
Editora Verus
Lançamento original: 19/maio/2016
Lançamento BR: 28/abril/2017
306 páginas
Prólogo + 22 capítulos
POV: terceira pessoa
Gênero: Chick Lit; New Adult

Protagonistas: Posy & Sebastian
Local/ano: Londres/2015

Era uma vez uma pequena livraria em Londres, onde Posy Morland passou a vida perdida entre as páginas de seus romances favoritos.
Assim, quando Lavinia, a excêntrica dona da Bookends, morre e deixa a loja para Posy, ela se vê obrigada a colocar os livros de lado e encarar o mundo real. Porque Posy não herdou apenas um negócio quase falido, mas também a atenção indesejada do neto de Lavinia, Sebastian, conhecido como o homem mais grosseiro de Londres.
Posy tem um plano astucioso e seis meses para transformar a Bookends na livraria dos seus sonhos — isso se Sebastian deixá-la em paz para trabalhar. Enquanto Posy e os amigos lutam para salvar sua amada livraria, ela se envolve em uma batalha com Sebastian, com quem começou a ter fantasias um tanto ardentes...
Resta saber se, como as heroínas de seus romances favoritos, Posy vai conseguir o seu “felizes para sempre”.
 


Tudo começa com um obituário.

Lavinia Rosamund Melisande Thorndyke, de 84 anos, faleceu. Ela que foi a única filha de Sebastian Marjoribanks, 3° Lorde Dysdale, e Agatha Marjoribanks. Teve só uma filha, Mariana, Condessa di Reggio d'Este, e o neto, Sebastian Castillo Thorndyke, empreendedor digital.
Havia herdado da mãe a livraria Bookends, esta tendo sido um presente que a mãe recebeu quando fez 21 anos.
Bookends era a menina dos olhos de Lavinia.

E tendo herdeiros diretos para recebê-la por ocasião de sua morte, Posy Morland, então, uma das funcionárias da loja, achou totalmente estranho o fato de ela ter sido a beneficiária da loja.

Ainda que os pais de Posy tivessem trabalhado com Lavinia até a morte deles, e Posy não conhecesse outro lugar para ficar (ela morava no apartamento sobre a loja, com o irmão caçula), a surpresa foi real.

Além disso, a livraria não vinha exatamente muito bem financeiramente, e Posy entendia de livros - romances na sua maioria - não de contabilidade.

Mas já que a herança veio, nada de desperdiçá-la. No entanto, uma pessoa não ficou nada satisfeita com isso. Sebastian.

Ele não tinha qualquer interesse em manter a loja. Na verdade, todo o terreno valia uma fortuna e ele queria mesmo repassar essa fatia do bolo para outra pessoa (ele havia herdado os outros imóveis) e cuidar da própria vida, mas como não dá para brincar com testamento - sua avó estava muito lúcida quando fez aquilo tudo -, o jeito era respeitar o prazo dado.
Caso Posy não conseguisse alavancar a livraria, então, o imóvel iria para Sebastian.

Arregaçando as mangas, Posy e os outros funcionários (Nina, Verity e Tom), começam a fazer as mudanças, a começar pelo estilo de material vendido e o nome da livraria.

A 'Felizes para Sempre' torna-se uma loja especializada em ficção romântica.

Claro que ao longo da história, em vários momentos, Posy e Sebastian batem boca por qualquer coisa; sobre vários conceitos, forma de administrar e outros detalhes.
Tudo começa a mudar quando, sem querer, Posy repassa a ele um pendrive que na verdade contém um romance escrito por ela. Daí, ele começa a conhecê-la de fato.

"A Pequena Livraria..." é um romance voltado ao público feminino, com todos os ingredientes para uma quase comédia romântica (que na mão de um bom roteirista pode se transformar numa pérola para o cinema).
Há uma imensidão de referências a livros, assim como citações famosas. Portanto, deixe à mão uma folha de papel e caneta para anotar títulos e autores para leituras futuras.


"Que sorte a minha ter algo que torna tão difícil dizer adeus"
♞Ursinho Pooh


"Se não se pode ter prazer em ler um livro repetidas vezes,
não há por que lê-lo vez alguma"
♛ Oscar Wilde

E em meio a tantos livros, há o romance entre o casal, ora fofo, ora irritante pelas tantas brigas entre os dois. Um livro leve e romântico, no qual os amantes da leitura se identificarão em algum momento e terão o desejo de conhecer aquela pequena livraria...
4 estrelas.




Comentários