[Resenha] Ana Michelle Soares - Enquanto Eu Respirar



Ficha técnica: Enquanto Eu Respirar
Autora: Ana Michelle Soares
Editora Sextante
Lançamento: 11/novembro/2019
240 páginas
35 capítulos
Gênero: Biografia

➣ Indicação da parceria

DANÇANDO COM O TEMPO E COM TODAS AS POSSIBILIDADES DE ESTAR VIVA ATÉ O ÚLTIMO SUSPIRO.

“Esta não é uma história sobre o câncer. É sobre viver, sobre vivência, sobre dançar com o tempo.

É sobre amizade, sobre não ter medo de sentir, sobre querer o milagre da boa morte e sobre querer chegar ao final com a certeza de que a jornada foi uma experiência extraordinária.”


Aos 32 anos, não foi fácil para a jornalista Ana Michelle Soares receber o diagnóstico de que seu câncer de mama tinha voltado e atingira outros órgãos. Não havia mais possibilidade de cura. O tratamento seria focado em controlar a doença e seus sintomas – e em lhe proporcionar a melhor vida até o fim.

Num relato visceral, marcado pelo humor ácido e por toda a coragem e urgência de quem não tem tempo a perder, AnaMi conta como o contato com a morte transformou para sempre sua maneira de enxergar as coisas.

Em busca da cura da alma, encontrou uma grande companheira de jornada – a Renata, que enfrentava algo muito parecido – e, nesse processo, descobriu a si mesma. Dessa parceria nasceu a conta @paliativas no Instagram, para provar que tratamento paliativo não é sobre morrer: é sobre viver.

É sobre ir à luta e viver apesar da doença. Inundar-se de gratidão a cada momento. Ressignificar a existência. Pois, para quem gosta de viver, nunca será tempo suficiente.


"Devia ser a décima vez que eu entrava em uma máquina de ressonância magnética."

É assim que a gente é apresentado a Ana Michelle, ou AnaMi, uma pessoa como você e eu, com sonhos, desejos, que um dia descobriu que tinha câncer, e fez todos os procedimentos para obter a cura.

Cura... o Santo Graal buscado por todas as pessoas que adoecem, seja de uma gripe a uma doença com nome e sobrenome, como o câncer.
Às vezes é possível (e graças por a Medicina estar avançada), às vezes, não.

Mas, ei! Psiu!
Antes que você pare de ler esta resenha achando que pode ser muito baixo astral, ou caso você esteja entre o grupo de pessoas que acha que só por mencionar "aquela maldita doença com C", já está infectado, saiba que este livro é um dos mais otimistas que já li do gênero (e acredite, tenho lido vários sobre o assunto.)

Já reparou na quantidade de pessoas famosas que têm essa doença ou morreram por conta dela?
Não sei se ela sempre teve esse número alarmante de infectados, e só começamos a saber em tempo real por causa da internet, ou se nosso modo de vida está nos matando.
A verdade é que a cada dia, mais pessoas descobrirão que estão com câncer.

A palavra já dá medo, não?
A gente pensa logo nos efeitos nada positivos: em ficar muito magro (ou muito gordo, o que na verdade é inchaço); perder os cabelos; ver as unhas fracas e quebradiças;  perder a fome; ficar com o paladar com gosto de ferro; ter dores pelo corpo; passar a ter problemas de memória; ter medo de ser abandonada; querer dormir; ter medo de morrer; querer morrer...



São tantas as emoções que a pessoa mais parece uma daquelas montanhas-russas super power.

Ainda assim, a pessoa parte à luta.
Porém, em alguns casos (e aqui, não vou falar em estatísticas. O ser humano não é uma), a pessoa descobre que apesar da luta, apesar do otimismo, apesar da clínica mais moderna em tratamentos, o seu câncer evoluiu.

E agora?



Foi mais ou menos isso que aconteceu com AnaMi e a Renata (ahhhhh... Não esqueça da Renata. Você vai se apaixonar por ela! 💖)

Por conta de uma falha no sistema, Ana teve acesso manual à descrição de seu caso/tratamento para o câncer. E foi quando descobriu que havia entrado na fase paliativa.
Os remédios não eram mais para combater o câncer, mas para mantê-la com qualidade de vida.

Ao longo desse caminho, ela foi descobrindo quem realmente estava do lado dela.
O casamento real acabou, mas novos enlaces foram se formando, especialmente com as amigas de luta, outras mulheres - que através de grupos de apoio - se entendem, se respeitam, não deixam a peteca cair (porque ela periga cair todo o santo dia.)



Foi através de postagens no Facebook que AnaMi e Renata se conheceram. E se tornaram amigas. E se tornaram "parceiras no crime". Uma ajudando a outra a manter a peteca no ar.
Viagens, telefonemas, segredos trocados e a famosa "Lista de Desejos" (Bucket List).
Dessas viagens, vieram Veneza, Croácia, Turquia e Grécia. Tudo entre um exame e outro.

A pessoa ao longo do tratamento torna-se expert da doença: nomes de remédios, tipos de tratamentos e exames, número de sessões, o que ajuda a tirar o gosto ferroso da boca ou a engolir quando se cria feridas. Neoplasia, paliativo, C 135. E enquanto busca a tão sonhada cura, vai tentando se mostrar útil à sociedade (sim, porque a quimio e radioterapia deixam a pessoa sempre cansada, além das dores em alguns casos, e pessoas em volta podem achar que é "corpo mole", e que você tem de sair da cama para se distrair e melhorar.)
Se tudo isso já é ruim no tratamento do primeiro diagnóstico, imagine para alguém metastático?




Então, mais do que ser apenas um livro autobiográfico ou de autoajuda, este livro é a história de amigas @paliativas. Pessoas que conhecem muito do caminho trilhado por pessoas com esse diagnóstico.
Não, elas não são super-heroínas. Não são daquelas pessoas irritantemente bem-humoradas que só veem o lado bom de tudo. Elas só têm um "cadin" mais de experiência, e, por alguma razão, o tratamento não teve o desfecho que todos sonham ao receber esse diagnóstico, porém, nem por isso, a vida perdeu a sua beleza.




Se você conhece alguém que tem câncer, apresente este livro (mas depois de você mesmo tê-lo lido. Pode ter certeza de que será um aprendizado que carregará para a vida.)
Se você já teve câncer (e tem medo que volte), leia, e saiba que há vida além do tratamento.
Se você não teve e nem conhece alguém que tenha (aí, eu já acho difícil, mas tá valendo), leia também. Quem sabe ao ler este conteúdo, você sirva de apoio a uma outra pessoa?

E se ainda tiver dúvida do quanto este livro pode impactar sua vida, com a palavra, AnaMi:





Para adquirir:



*Video do IG TV da autora, de seu perfil no Instagram @paliativas

Comentários