Rosamund Hodge - Beleza Cruel



Ficha técnica: Beleza Cruel (Cruel Beauty)
Autora: Rosamund Hodge
Editora Novo Século
Lançamento original: janeiro/2014
Lançamento BR: 2015
312 páginas
POV: primeira pessoa - Nyx
Gênero: Fantasia; Young-adult

Protagonistas: Nyx Triskelion;  Ignifex, o Lorde Gentil; Escuridão
Local/ano: Arcádia/indeterminado

"Desde o nascimento, Nyx estava prometida em casamento a Lorde Gentil, o perverso governante de Arcádia tudo por causa de uma irrefletida barganha do pai dela. E, desde então, ela tem sido treinada para matar o soberano. 
Obrigada a obedecer ao cruel acordo e sentindo-se traída por sua família, Nyx luta contra seu destino. Entretanto, em seu 17o aniversário, ela abandona tudo aquilo que conhece para se casar com o todo-poderoso e imortal Lorde Gentil. O plano dela? Seduzi-lo, desarmá-lo e quebrar a maldição de 900 anos que ele lançou contra seu povo. 
Mas ele não é o que Nyx esperava. O enigmático charme do Lorde a seduz, e seu castelo um inconstante labirinto de salas mágicas a encanta. Enquanto Nyx procura um meio de libertar sua terra revelando os segredos de seu esposo, encontra-se inevitavelmente atraída por ele. 
Mas como ela pode amar seu inimigo e recusar o dever de matá-lo?"



Aos nove anos de idade, Nyx descobre o seu destino.
Ela e sua irmã gêmea, Astraia, perderam a mãe no parto. Enquanto Astraia crescia tornando-se parecida fisicamente com sua mãe, Nyx tinha os traços de seu pai. E mesmo sendo instruída por ele para saber lidar e decifrar os segredos herméticos, havia algo muito forte que mantinha Nyx meio afastada do carinho de sua família: ela fora criada para ser dada em sacrifício ao Lorde Gentil.

Thisbe, mãe das gêmeas, não conseguia conceber para o seu marido, Leônidas Triskelion. Infeliz, ela até mesmo tenta o suicídio. Amargurado ante à possibilidade de perder a esposa amada, Leônidas faz um acordo com o demônio Lorde Gentil. Sua esposa teria duas filhas no lugar do filho varão pedido por Leônidas. Este deveria escolher entre as filhas qual seria entregue ao Lord, aos 17 anos, para tornar-se esposa dele.
Leônidas não pensa duas vezes em aceitar o acordo. Entretanto, todo acordo vem com um preço alto. No parto, Leônidas perde sua esposa.

Nyx, a mais velha, foi escolhida para ser o cordeiro sacrificial.
Ela cresce sabendo de sua responsabilidade e sente ser excluída do carinho da família. Ela ouve o tempo todo que ela era a salvação do povo de Arcádia, para se livrar do julgo daquele demônio.
Muito mais preocupado com a vingança do que com a libertação do povo, Leônidas cria Nyx com sabedoria para decifrar e encontrar o Coração dos 4 elementos: ar, terra, água e fogo. Segundo a profecia, uma virgem com uma faca vrgem seria aquela que traria salvação.

Quando chega o dia da cerimônia, Nyx se ressente por ver que todos queriam logo dar cabo dela. Ninguém esperava que ela voltasse com vida. Nem ela mesma.
Mal a cerimônia termina - sem a presença do "noivo", que foi representado por um boneco -, sua tia Telomache, irmã de sua mãe e concubina de seu pai há alguns anos, a coloca na carruagem que a levaria ao Lorde Gentil.

Diferente do que imaginou, Lorde Gentil não tinha a aparência de um demônio. Ele era lindo com seus cabelos negros um pouco maiores do que o normal. No entanto, seus olhos vermelhos com pupilas verticais, como um felino, mostravam bem a sua natureza.

O castelo que parecia em ruínas do lado de fora, era cheio de mistérios por dentro.
Havia corredores e muitas portas. Todas sempre fechadas.
À Nyx foi entregue uma chave e com esta ela poderia ir onde quisesse. Se a chave não abrisse a porta significava que aquele era um lugar proibido para ela.

Seu marido sumia durante o dia. Segundo ele, atendia a pessoas que vinham pedir-lhe acordo, mas à noite eles sempre jantavam juntos.
Ele era intrigante, inteligente e debochado. Estava sempre bem arrumado e nunca elevava a voz para ela. Ao contrário, dizia-lhe que dentre todas as esposas que tivera - ela era a nona -,  Nyx era a que mais gostava porque ela não escondia suas verdadeiras motivações. No fundo eles eram semelhantes.
E havia um acordo com ela: toda noite após o jantar, ele daria a ela a chance de adivinhar o nome dele. Se ela acertasse, todos em Arcádia seriam livres, mas se ela errasse, morreria.

Claro que ela noite após noite recusava a oportunidade de adivinhar o nome dele. Enquanto isso, ela usava seu tempo livre para explorar o castelo e descobrir a localização dos Corações para derrotá-lo.

Estranhamente Nyx consegue um aliado. Uma sombra. A sombra de Lorde Gentil que às vezes conseguia se materializar e tocá-la; tinha a aparência de seu marido mas seus olhos eram normais, de um azul profundo e bondoso. Seu nome era Escuridão.

Escuridão queria ajudar Nyx para libertar a todos, mas ele tinha limites para fazê-lo. Em sua maldição, ele não podia atacar seu senhor, falar mal dele ou desobedecê-lo, mas sempre que podia, ele a ajudava.

Com o passar dos dias e convivendo com Escuridão, Nyx entende que a maldição ia muito além do que aquela ensinada por gerações. Não era apenas a cidade de Arcádia que estava presa a um acordo. Acima de Lorde Gentil havia seus Mestres. Estes sim eram os verdadeiros culpados em manter Arcádia num estado de Separação em relação ao resto do mundo. Este foi o preço pago pelo acordo feito pelo último príncipe.

Através dos olhos azuis de Escuridão, Nyx alcança as profundezas dos olhos vermelhos do Lorde e se descobre envolvida de corpo, alma e coração, e agora, mais do que nunca, ela buscaria  descobrir o nome de seu amado.
Mas poderia ela aliar-se ao inimigo e trair a promessa feita à família?



Livro baseado no conto de fadas "A Bela e a Fera", mas contém muitos detalhes fora do conto original.

A começar pelo acordo feito pelo pai da bela com a Fera, muitos tempo antes dela nascer.
A fera não era mosntruosa de aparência, mostrando que a feiúra é algo interior às pessoas.
a bela em questão não era de todo boazinha; ela também tinha seus rompantes, podia odiar com igual intensidade e querer vingar-se de seu captor e de sua família.
Ela não conta com tantos ajudantes "mágicos", mas apenas com a sombra por quem nutre mais do que apenas amizade e gratidão.

O enredo conta com uma série de menções à Mitologia grega tornando tudo muito mais instrutivo. A autora fez um belíssimo trabalho de pesquisa, divertindo e transmitindo cultura clássica.

Não há cliffhanger com os personagens principais.



Gostei bastante do teor do livro porque este conto é o meu preferido dentre todos. Entretanto, não sei precisar se foi culpa da narrativa ou da tradução, às vezes a leitura se tornava cansativa, precisando fazer pausas.
Ainda assim, o livro vale ser lido.

Este livro faz parte de uma série chamada Cruel Beauty Universe. Apesar de ser listado apenas mais um livro como parte da série, GILDED ASHES, que traz a história de Cinderela, ainda há um outro, CRIMSON BOUND, que reconta a história de Chapeuzinho Vermelho.
Cada livro é único, lido separadamente. Não há qualquer anúncio da editora sobre trazer o resto da série.


A autora lançará em setembro sua versão para Romeu e Julieta, BRIGHT SMOKE, COLD FIRE.



4 estrelas.


Sobre a autora


Goodreads  |  Website  |  Facebook  |  Twitter



Comentários