[Resenha] J. R. Ward - Where Winter Finds You (BDB #18)



Ficha técnica: Where Winter Finds You
Autora JR Ward
Editora Gallery Books
Lançamento original: 26/novembro/2019 - LANÇAMENTO
Lançamento BR: ainda não
416 páginas
33 capítulos + epílogo
POV: terceira pessoa
Gênero: Romance contemporâneo; Fantasia; Drama; New adult, Chick Lit

Protagonistas: Trez & Therese (Selena)
Local/ano: Caldwell, NY/atual

Quando Trez perdeu sua amada para uma morte trágica, sua alma foi esmagada e seu destino parecia relegado ao sofrimento. Mas quando ele conhece uma mulher misteriosa, logo se convence de que seu verdadeiro amor foi reencarnado. Ele está certo? Ou sua dor criou uma ilusão desastrosa?

Therese veio a Caldwell para escapar de uma brecha com sua linhagem. A revelação de que ela foi adotada e não nasceu em sua família abala os fundamentos de sua identidade e está determinada a refazer sua vida por conta própria. Sua atração por Trez não é o que ela está procurando, exceto que o Sombra sensual  se mostra ser irresistível.

O destino proporcionou a um viúvo uma segunda chance... ou Trez está muito cego pelo passado para ver o presente como ele realmente é? 

Neste livro sensual e arrebatador, cheio de temas de redenção e autodescoberta, duas almas perdidas se encontram em uma encruzilhada onde o coração é a única bússola em que se pode confiar... mas que pode exigir uma coragem para além da que eles possuem.





Continuação da série. História do casal começou aqui (para melhor entendimento, LEIA)> Resenha - prepare os lenços

O que dizer deste livro depois de toda aquela choradeira da história do casal? Será que vai ser preciso um novo estoque de caixas de lenço?

Bom, todos sabemos que Selena, a shellan de Trez, aquela a quem ele chamava de "rainha", morreu devido a uma doença que só existe entre as Escolhidas, chamada de Prisão. Esta doença vai paralisando e endurecendo as juntas, os ligamentos e os tendões da pessoa, até que ela não consegue mais se mexer, falar ou respirar. Vira uma estátua.
Se você leu o livro anterior (link acima), sabe que Selena acabou descobrindo que certas "estátuas" existentes no Santuário da Virgem Escriba eram, na verdade, antigas Escolhidas que tiveram a doença, e ela definitivamente não queria o mesmo fim.
Por isso, ela fez Trez prometer que quando ela chegasse àquele estado, ela teria uma morte assistida.
Após o Dr. Manny e Dra. Jane terem atendido ao pedido dela, o corpo dela foi queimado numa pira.


Trez, como Sombra, tem poderes além dos vampiros, além de sua força física. Mas como desde pequeno sua vida sofreu reveses, ele desenvolveu uma enxaqueca braba.
Enquanto ele estava focado em satisfazer a "bucket list" de Selena, não havia tempo para enxaqueca. Agora, ele estava novamente só, e seu irmão, iAm, ainda que estivesse feliz depois de encontrar sua companheira - "maichen" - que estava grávida da primeira filha deles, se preocupava com ele a ponto de achar que Trez poderia fazer uma grande bobagem, como tentar se matar.

E é aí que nosso livro começa. Numa tentativa impulsiva de suicídio, que só não é bem-sucedida porque há um verdadeiro milagre (segura essa informação).

Há pouco tempo, Trez havia encontrado uma mulher que havia ido ao restaurante de iAm para a vaga de garçonete.
Essa mulher era a imagem esculpida de Selena.
Passado o primeiro susto, tanto de iAm quanto de Trez, ela é contratada. Isso deixou a cabeça de Trez ainda mais complicada.

Therese havia chegado há pouco tempo em Caldwell, vindo de Michigan.
Depois de se ver envolvida numa revelação familiar que resultou numa grande briga, ela decidiu sair do apartamento que dividia com o irmão, Gareth, e tentar viver por si mesma.
O resultado ainda não era promissor - morava num bairro barra pesada, num prédio caindo aos pedaços -, mas uma coisa boa havia acontecido: o irmão do patrão dela era um espécime de respeito.

Trez se sentia perdido diante do que via. Therese era a reencarnação de Selena, mas como explicar a idade, o conhecimento dela em vários aspectos entre os humanos (moda, música) e o fato de ela não se lembrar de nada?

No entanto, para ela uma coisa mostrava-se clara: Trez era a sombra que aparecia nos sonhos dela; era o seu amante.
Trez, então, investe naquele relacionamento, querendo cuidar dela, paparicá-la, mesmo com ela sendo tão teimosa em aceitar seus presentes.

iAm estava preocupado. Não acreditava que ela era Selena. Rhage e Mary ficaram de boca aberta ao vê-la trabalhando no restaurante. Mas foi Xhex, com seu poder de sympatho, quem deu o empurrão que Trez precisava para ir atrás de Therese.

E o romance entre eles começa.
Tudo leva a crer que já estavam vivendo um conto de fadas. Trez não tinha coragem de contar a ela sobre a shellan morta, mas da parte de Therese, ela já estava irremediavelmente apaixonada.
O feitiço se quebra quando ela recebe notícias da mãe, internada na clínica de Havers, com problemas no coração, e Therese se acha culpada de ter estressado a mãe com a briga e a partida.

É ali que a ficha de Trez cai. É ali que Therese descobre sobre Selena, e é ali que o caldo entorna.



A briga é feia; a despedida é eterna. E mais uma vez você para e se pergunta: e aí, ela é mesmo a reencarnação de Selena? Esperei tanto tempo por esse livro para isso?

Calma, a partir daqui o livro começa a ficar bom. 

Trez voltou a ter suas famosas enxaquecas, do tipo precisa se deitar no escuro total; por trás das pálpebras, ele ainda consegue ver um caleidoscópio de cores; bota tudo para fora, etc. No entanto, em meio ao caos de sua cabeça, um outro caos lhe chama em sonhos, e ele precisaria agir rápido se a mínima possibilidade de Selena voltar existisse...


Bem-aventurados os que acreditam em tudo que dois corações alinhados alcançam. Pois, uma vez unidos, não importa onde o inverno os encontre, eles sempre estarão seguros

Apesar de o livro ter um bom tamanho, está bem longe daqueles que tia Ward geralmente escreve.
Este é um livro esperado.
O final daquele livro #13 deixou um gosto de fel em nossas bocas. Tia Ward sabe machucar quando se trata em maltratar as shellans (quem ainda não perdoou ela pela morte de Wellsie? 🙋🙋 Pelo câncer e infertilidade em Mary? Pela deficiência física imposta a Autumn? Parece que as fêmeas quem sempre têm de sofrer para merecerem um lugar na série.)

Então, aqui, nada de foco em guerra lesser ou daquelas outras sombras que andam tocando o terror nos vampiros e os guerreiros. 
O foco é no casal e a expectativa é em quando eles vão ter a certeza de que ela é a reencarnação de Selena.

Vamos a alguns dos acontecimentos, junto com minhas considerações:

➽ O lance de ser possível a reencarnação não parece ser claro na cabeça dos personagens. Dá para ver a reação de todos aqueles que conheceram Selena quando encontram Therese. Em nenhum momento qualquer um deles levanta essa possibilidade;

➽ Por que Trez acreditava nessa possibilidade, mas iAm, não? Bom, como explicado no livro d'OS SOMBRAS, a raça deles acreditava que a vida era predestinada pelos astros. Trez que deveria ser o escolhido a se casar com a princesa, deixou de ser. Ele que se apaixonou por uma Escolhida, perdeu-a. Na cabeça de iAm era fato de que o irmão havia nascido num momento azarado da constelação, e sua vida seria uma sucessão de fracassos e tristezas. Como irmão, iAm não queria perder Trez, por isso, mesmo que Trez tivesse esse mau quinhão, iAm iria ajudá-lo e protegê-lo, nem que fosse dele mesmo.
Já Trez, desde a morte de sua "rainha", havia pedido aos céus que lhe dessem uma nova oportunidade com a mulher amada. Therese parecia ser a resposta às suas preces;

➽ Da parte de Therese, ela realmente vinha tendo sonhos eróticos com um homem que ela não conseguia ver o rosto. Apenas mais tarde, ela identifica esse amante do sonho com Trez. Sua ida para Caldwell foi inexplicável, então, seria fácil acreditar que estavam predestinados a se encontrar;

➽ Confesso que achei bobo o motivo da briga dela com a família. Na verdade, para mim, soou muito mais como ingratidão da parte dela. Ela descobriu ser adotada por acaso e até poderia rolar uma tristeza pelo fato de não ter sabido disso através dos próprios "pais". Mas o showzinho que ela deu brigando com todo mundo daquele jeito? Sei não... Bom,  a autora precisava de um motivo para fazer a personagem sair de Michigan e seguir para Caldwell. Então...

➽ O engraçado é que quando eles começam a ter um relacionamento, você percebe que Therese está muito mais dedicada ao que estavam vivendo do que ele. Ela não sabia da "reencarnação", mas se entregou de corpo e alma ao sentimento por aquele homem. Trez, por sua vez, estava indeciso demais, e essa indecisão teve hora que encheu o saco (minha opinião). Por isso, eles acabam indo para a fatídica briga de separação.
Não deve ser nada legal saber que um cara está contigo porque você lembra a ex, né? Por esse motivo, eu dei um desconto à garota, porém, a demora de Trez em esclarecer toda a situação se estendeu demais, e quando tudo levava a crer que ele tinha aceitado a história da reencarnação como fato consumado, do nada ele muda de ideia e dá o fora.

E como todo o enredo gira em torno de um milagre (não há qualquer possibilidade de a gente achar que Selena não morreu e não foi queimada), quando tudo leva a crer que toda a trabalheira iria direto para o ralo, eis que surge o SANTO (lembra que falei do tal milagre na tentativa de suicídio?)

➽ Como sempre, as cenas mais engraçadas são com ele (se você acompanha a série - ou minhas resenhas - sabe de quem estou falando).

Desde o desaparecimento da Virgem Escriba, muita coisa mudou no mundo vampírico. Mas uma coisa faz parte da regra universal: a questão do equilíbrio. Para alguém nascer, outro tem que morrer. Para haver um milagre, outra coisa precisa ser perdida.
Quando você chegar na parte em que tudo é explicado, você consegue entender tudo que aconteceu neste livro, desde a primeira cena. Toda a preparação; toda mudança de planos para que o objetivo final fosse alcançado. E o legal disso: sem perda de memória (lembra daquela confusão de John Matthews desmaiando toda vez que via Bethy?)

Definitivamente este livro é um presente de natal aos fãs da série, porque tudo que tia Ward fez em livros anteriores que nos deixou...



Neste, ela...



➽ E sobre o aparecimento dos outros personagens, tem:
iAm
Xhex
Rhage e Mary
Bitty
Rehvenge
Ehlena
Dra. Jane
V
Dr. Manny
Tohr
Lassiter

Alguns são apenas mencionados.


"Apenas me chame de Lassi-Noel!"



Comentários

  1. Eu AMOOOOOOOOO suas resenhas de IAN
    Adoro como você constrói a resenha e amo os GIFs que você usa hahahaha
    Sempre venho aqui no blog para ler a resenha antes de ir para o livro mesmo. Me divirto horrores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Valeu. Já estou até atrasada com os últimos lançamentos da série. Nas férias colocarei em dia.

      Excluir

Postar um comentário