Tilar J. Mazzeo - O Segredo do Chanel nº 5

"Uma mulher mal perfumada não tem futuro" - Paul Valéry


Ficha técnica: O Segredo do Chanel nº 5 - A história íntima do perfume mais famoso do mundo (The Secret of Chanel n. 5 - The intimate history of the world's most famous perfum)
Autora: Tilar J. Mazzeo
Editora Rocco
Lançamento original: 2010
Lançamento BR: 2011
303 páginas

Uma biografia de luxo.
A história do perfume, que mais do que um artigo de perfumaria de luxo, tornou-se um personagem ativo na vida de várias pessoas, em especial de sua idealizadora, Gabrielle 'Coco' Chanel.
Um perfume criado para encantar, seduzir, deslumbrar, desejar. Sim, porque ele tornou-se objeto de desejo até mesmo entre os homens, soldados, que na época da II Grande Guerra, faziam fila em frente a Maison Chanel para levar pelo menos um frasco do famoso perfume para suas mulheres, mães, irmãs, amantes.
O perfume que sobreviveu à guerra, a brigas internas, a processos judiciais, à reformulações, à ameaça de ser extinto. E bravamente em 2009 foi avaliado e considerado o aroma mais sedutor entre as mulheres.
Chanel nº 5 é um perfume para mulheres, não para menininhas. É um ícone. É vendido um frasco em algum lugar do mundo a cada trinta segundos em média. Esteve presente em corpos femininos de uma em cada dez mulheres que disseram estar usando-o quando encontraram seu "príncipe encantado".

Tilar J. Mazzeo nos brinda com uma biografia bem pesquisada, fundamentada em arquivos, documentos, entrevistas com personagens importantes da época e visitação aos lugares envolvidos. E de quebra nos traz parte da história de uma das estilistas mais influentes do mundo da moda. Aquela que vestiu a mulher com calças, fez o pretinho, básico, e trouxe o sapato bicolor. Coco Chanel foi amante, gênio, articuladora, perfeccionista....e solitária.

Mesmo eu que sofri de alergia minha infância inteira e, por isso, nunca fui muito chegada a perfumes, fui seduzida por essa fragrância que encanta.
E como não se deixar encantar ao ouvir dos lábios de uma das mulheres mais sexy de Hollywood, quando questionada o que usava para dormir, "apenas algumas gotas de Chanel nº 5".

Cinco. O número que Coco Chanel imortalizou. Compartilhe da fantasia.

"Mulheres jovens o usam para se sentir ricas e sofisticadas.
Mulheres ricas e sofisticadas o usam para se sentir sexy.
Mulheres sexy sabem exatamente por que Marilyn Monroe fez dele o seu perfume característico."
(pág. 246)



#leituranossadecadadia:

  • Candace Camp - Escândalo (Harlequin)
  • Janice Kaplan & Lynn Schnurnberger - Sara sem Silicone (Record)
  • Janice Kaplan & Lynn Schnurnberger - Os Homens com quem não me casei (Record)
  • Jo Barret - O Livro Secreto do Banheiro Feminino  (Essência)

Comentários