Paula Boechat - Terapia Familiar ~ Mitos Símbolos e Arquétipos


Se você sempre quis entender um pouco mais sobre os estudos de Carl Jung, delicie-se com este livro.


Ficha técnica: Terapia Familiar ~ Mitos, Símbolos e Arquétipos
Autora: Paula Boechat
Editora Wak
Lançamento: 2007
124 páginas






Carl G. Jung, formado em Medicina, colaborador de Freud entre 1907 e 1913, lançou sua própria teoria e a denominou Teoria Analítica.
A autora, Paula Boechat, seguidora desta teoria, aliou-a à cultura mitológica, fazendo, assim, paralelos do comportamento do indivíduo e seu lugar junto ao seio familiar com as dinâmicas familiares da mitologia.
É no mínimo interessante conhecer todos os caminhos tomados pela autora, isso sem contar o cabedal cultural que o leitor acaba tendo contato.
Por esse caminho conhecemos um pouco mais sobre o trabalho de Jung como a PERSONA, a FUNÇÃO TRANSCENDENTE, o SELF, a SINCRONICIDADE (um de meus temas favoritos). Além disso, entra-se em contato com a mitologia grega e sua riqueza, como a maldição dos atridas, os deuses do Olimpo e um pouco do mito babilônico. Tudo isso recheado com casos clínicos reais e ainda, leitura complementar no final do livro, para quem se interessar num aprofundamento do assunto.

O livro é pequeno, leitura rápida e fácil, mas ainda assim, de uma profundidade incrível, levando o leitor a uma auto análise.
Bom para quem trabalha na área e para os leigos.

#leituranossadecadadia:

  • Anne Gracie - O Cavaleiro e a Dama (Harlequin)
  • Anne Gracie - A Princesa Roubada
  • Deborah Hale - A Bela e o Barão (Nova Cultural)
  • Debbie Raleigh - Irresistível Tentação (Nova Cultural)


Comentários