Jane Austen - A Abadia de Northanger



"Por que não aproveitar o prazer de uma vez?
Quão frequentemente a felicidade
é destruída por tolos preparativos?"
(Jane Austen) 

#3



Ficha técnica: A Abadia de Northanger (Northanger Abbey)
Autora: Jane Austen
Editora: várias
Lançamento original: 1818

Lançado postumamente, A Abadia traz a história de Catherine Morland, uma jovem que vive no interior, fazendo parte de uma grande família, sem grandes atrativos físicos. Mas uma ávida leitora e com uma imaginação fértil.
Ao ser convidada pelo casal Allen para passar uma temporada em Bath - o Sr. Allen iria para lá para tratar seu problema de gota -, Catherine conhece as famílias Tilney e Thorpe.
Catherine envolve-se com o estilo de vida do povo de Bath e sua paisagem local, passando a imaginar-se como fazendo parte de um dos muitos livros de mistério dos quais gosta de ler. Apaixona-se por Henry Tilney, mas é perseguida pelo melhor amigo de seu irmão, John Thorpe, e daí nasce o triângulo amoroso.

Catherine, por vir de uma cidade pequena, onde todos os moradores se conhecem, possui uma ingenuidade ímpar. Ora pensando que alguém possa ter cometido um assassinato, ora não entendendo as segundas intenções de quem lhe faz a corte. E ainda aprende da pior maneira possível como uma amizade pode decepcionar.

O livro é agradável.
Considerado o mais ligeiro e divertido da autora.
O nome que dá título ao livro vem a ser o local onde os Tilney residem, apesar que o local mesmo só aparece da metade do livro em diante.
Para quem está acostumado com mocinhas muito inteligentes e espertas em romances históricos, Catherine acaba sendo uma deliciosa mudança de ares.


#leituranossadecadadia

  • Candace Camp - [Aircourt 1] A Mansão dos Segredos (Harlequin)
  • Candace Camp - [Aircourt 2] O Castelo das Sombras (Harlequin)
  • Candace Camp - [Aircourt 3] A Casadas Máscaras  (Harlequin)

Comentários

  1. Oi Vania.. adorei o post,esse é o unico livro da Jane Austen que não li .... mas vou mudar isso em breve!!!

    bjss

    ResponderExcluir

Postar um comentário