quinta-feira, 19 de abril de 2012

Literatura, Chá e Afins #2 - Que País é Esse??

Terminei de ler mais um romance histórico. Ambientado em Londres, Inglaterra. Uma história leve, divertida, mas que contém alguns ensinamentos sobre a hierarquia da aristocracia inglesa. Interessante....

Comecei a pensar sobre a questão do país, Inglaterra. Já reparou que em alguns casos nos referimos a ele como Bretanha ou Grã Bretanha? E o Reino Unido é o quê? E que raio de país é esse que pode ser chamado por vários nomes. Deu um nó, gente....


John Donne (1573-1631), poeta inglês diria: "O homem não é uma ilha". Aaaahhh!!! Mas a Inglaterra é!
Tudo começou há cerca de 5000 a. C., no final da última Era Glacial. A temperatura na Bretanha aumentou, provocando o alagamento das terras que estão hoje sob o Canal da Mancha. Esse acontecimento separou a Bretanha do continente europeu, transformando-o em uma ILHA.
Você disse BRETANHA? Mas e a Inglaterra???? Bom, vamos lá, os  nomes são válidos, dependendo do enfoque dado: histórico, político ou geográfico.

Quando os romanos dominaram a ilha (compreendida entre os países Inglaterra, Escócia e País de Gales), eles batizaram seus habitantes de PRETANI. Com o tempo a palavra virou BRITANNI (BRITONS, ou bretões em português). A ilha passou a ser chamada de BRITANNIA, com o tempo BRITAIN (Bretanha). >> explicação histórica.

GRÃ BRETANHA refere-se às áreas geográficas da Inglaterra, Escócia e País de Gales. O nome surgiu em 1707 para marcar a união do Parlamento da Escócia com o da Inglaterra. >> explicação geográfica.

REINO UNIDO refere-se ao estado político, sendo a denominação "Reino Unido da Grã Bretanha e do Norte da Irlanda". Grande, não? Então, Reino Unido para os íntimos. >> explicação política.

E o nome INGLATERRA? Este só apareceu mais tarde, por influência da dominação dos anglos, ao estabelecerem-se nas partes leste e norte da ilha (Anglis > Engle > Englaland > England).

Deu um nó na sua cuca também? Para, respira e lê de novo. Sem pressa.



Quando, então, nos referimos à literatura inglesa, estamos incluindo a literatura da Inglaterra, Escócia, País de Gales E Irlanda.

Voltando ao fato de que a Bretanha é uma ilha, esta é o melhor símbolo representativo. Haja vista que ela se encontra presente na cultura e em boa parte da literatura inglesa desde o período anglo-saxônico até o presente. Em alguns casos a ILHA, mais do que um lugar, é uma personagem da obra. Duvida? Veja alguns exemplos abaixo nos quais a ilha tem participação mais que especial no enredo:











O nascimento da literatura inglesa se dá de fato somento no final do século VII, início do século VIII. Antes disso todo o conhecimento era transmitido de forma oral.
E desde que mais de um país influencia esta literatura, seria interessante darmos uma geral em como cada povo deu sua contribuição a esta. Mas isso a gente fala depois do chá...





**as definições aqui apresentadas fazem parte de vários livros sobre Literatura Inglesa, em especial os de BORGES, Jorge Luis e SILVA, Alexander Meireles da. Tais livros podem ser encontrados nas boas livrarias do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário