Karen Joy Fowler - The Jane Austen Book Club: a Novel


Muitas pessoas não sabem, mas o filme "O Clube de Leitura de Jane Austen"  foi baseado no romance de Karen Joy Fowler...

Ficha técnica: The Jane Austen Book Club: a Novel
Editora Plume
Lançamento original: 2005
Lançamento BR: ainda não
304 páginas

"No Vale Central da California cinco mulheres e um homem se juntam para ler os seis romances de Jane Austen. Ao longo de seis meses eles se reúnem, casamentos são testados, romances são iniciados, assuntos inadequados tornam-se adequados e o amor acontece.
Com seu olhar clínico para as fragilidades do comportamento humano e sua audição apurada para os absurdos das relações sociais, Karen Joy Fowler nunca foi mais espirituosa, nem seus personagens mais atraentes.
Os fãs de Austen vão deliciar-se ao desenterrarem os ecos dela, que atravessam seus romances, mas a maioria dos leitores talvez só desfrute da visão e da voz que, apesar de dois séculos de separação, unem duas brilhantes escritoras de comédia críticas da sociedade."

ROMANCE CONTEMPORÂNEO.


Sem dúvida alguma, mesmo com toda essa distância temporal, Jane Austen e sua crítica à sociedade continuam modernos. As primeiras impressões, a busca do amor, o desespero à adequação social, as crises familiares, as mentiras, os segredos, a segunda oportunidade...tudo isso já fazia parte do cotidiano da escritora no século XIX. Hoje, apesar de toda nossa tecnologia, a emancipação feminina, a liberdade sexual, as buscas e decepções continuam as mesmas.



Admito, este filme levou-me a querer retornar à leitura dos livros originais. Eu os havia lido há tanto tempo, muito mais por se tratarem de clássicos do que por tentar entender a dinâmica que estava em jogo. Ao assistir ao filme quis entender melhor as explanações dos personagens quando comentavam sobre as obras.

Não preciso dizer que o livro tem uma riqueza de detalhes que não é permitida ao filme, personagens que no filme são apenas citados, no livro, aparecem.
Infelizmente é mais um livro não distribuído no Brasil.
Não pense, com isso, que para entender o filme você precisa ter lido o livro. O filme é auto explicativo, mas, sem dúvida alguma, conhecer previamente os personagens de Austen, ajuda no entendimento. Até porque eles citam tantos nomes, fazendo comparações entre os personagens, que de vez em quando dá um nó na cabeça

Enfim, é um livro gostoso de ser lido, dinâmico, envolvente, lá fora considerado leitura adulta (acima de 18 anos) e que satisfaz totalmente sua curiosidade em descobrir o porquê, duzentos anos depois, Jane Austen mora aqui ao lado.

As capas do livro:




E a capa do dvd, que você encontra já por um preço bem acessível:


Comentários