A Moda de Outros Tempos | Romances Históricos



"Desde a criação do mundo
que a moda vai sempre mudando;
porém, a mulher é a mesma."
- Arsène Housaye




Quem acompanha o meu blog sabe o quanto eu me amarro num livro histórico. Toda aquela pompa e circunstância de um período tão longe do meu...
Seja de época medieval ou vitoriana, fazer um quadro mental de toda uma época, com suas roupas, suas carruagens, seus gestos mais lentos e econômicos, seu tempo maior para tudo (sem a tecnologia atual, para uma mulher se arrumar para ir cavalgar, por exemplo, o mocinho sabia que teria que esperar entre meia hora a uma hora, até que ela trocasse a amazona, ajeitasse os cabelos....).

Costumo dizer que nasci na época errada.
Eu sei, alguns detalhes seriam desastrosos, como por exemplo o período menstrual, não ter pílula anticoncepcional, a mulher ter tão poucos direitos e ainda ser considerada propriedade do marido quando casava.... Tudo isso desanima. Mas mesmo assim, era um tempo mágico. Com um cavalherismo mais acentuado.

Ao ler os romances históricos, fico a imaginar as roupas das mocinhas e mocinhos, quando estas são descritas.
Nunca estudei moda, e nem sou uma pessoa que só usa roupa de marca. Elegância acima de tudo, e cada um que se vista da melhor forma possível, seja a roupa comprada na Rodeo Drive (Bervely Hills) ou no Saara.

Abaixo selecionei algumas fotos que tenho acumulado no meu Pinterest. A paixão pela moda Vitoriana, Vintage, Old Times, não importa como é chamada por lá, não é privilégio meu.
Se quiser vasculhar mais de minhas raridades, aí vai o link:


Anos 1700:













Anos 1800-1850:


















Anos 1850 em diante:












o comprimento da saia
de acordo com a idade


**Gravura inicial de Edmund Blair.

Comentários

  1. Excelente postagem Vania. Obrigada! Irei a uma festa em junho e quero vestir algo deste período. Sabes onde consigo alugar ou comprar estes trajes? Quero algo mais realista e do dia a dia e não as roupas que lembram mais uma fantasia (que é o que tenho achado nas lojas comuns). Conto com sua ajuda. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa.
      Muito mais fácil vc mandar fazer numa costureira. Dificilmente vc encontrará uma loja q venda uns trajes prontos tão próximos aos daqles tempos.

      Excluir

Postar um comentário