Suzanne Collins - Jogos Vorazes


Ficha técnica: Jogos Vorazes (The Hunger Games - book #1)
Autora: Suzanne Collins
Editora Rocco
Lançamento original: 2008
Lançamento BR: 2010
397 páginas

Uma terra de injustiças. Doze distritos, uma capital, vinte e quatro tributos. Jovens com idade entre 12 e 18 anos, escolhidos em sorteio para fazerem parte de uma gincana mortal. Só um deve sobreviver. Apostadores dão seus lances em quem tem mais chance de sobrevivência. Patrocinadores ajudam com suprimentos se veem que seus escolhidos têm alguma chance real na competição.
Aqui o sobrenome da maioria deles é FOME. Daí o nome em inglês ser tão verdadeiro: jogos dos famintos.

Com mais este livro fiz o caminho inverso: primeiro vi o filme e só depois adquiri a trilogia.
Na época de seu lançamento ouvi tantas coisas, e como sou desconfiada quando um livro só recebe elogios, prefiro esperar a poeira abaixar.
No caso do filme, gostei. Ouvi reclamações dos fãs ardorosos; o que é normal. Quando se lê um livro primeiro, sabe-se que ao virar filme muita coisa será modificada.
Na minha opinião o filme acabou mostrando-se bom. Os atores deram conta do recado e as cenas obliteradas não fizeram tanta diferença assim. De qualquer forma, ele cumpriu o objetivo, pelo menos comigo: deixou-me com a curiosidade ainda acesa para ler/ver o resto da saga.



Para um livro de gênero Young-adult ele foi tratado de modo respeitoso, levando em consideração as mentes dos jovens na atualidade, não tratando-os como crianças débeis, nem muito menos colocando cenas hot demais. Tudo teve uma boa medida.

Uma graça o "romance" entre Katniss e Peeta, mesmo que a princípio tenha sido uma certa jogada de marketing. E agora, com esse resultado do jogo, dá para suspeitar como será a sequência para um segundo.



Quem ainda não teve a oportunidade de lê-lo, eu diria que vale muito a pena.
E agora, se me dão licença, continuarei a saga, dessa vez sem a ajuda de um filme prévio.

Comentários