A Literatura Clássica em Roupagem Jovem



Não sou uma fã de televisão, e já tive minha fase cinéfila. Mas ainda curto assistir uns bons filmes.
Não sou tão eclética em matéria de filmes quanto sou com literatura. Na telona eu curto a boa e velha comédia romântica. Também vejo alguns filmes de ação, ficção científica, mistério e me amarro num super herói.

Acho um tanto perigoso quando livros são transformados em filmes. Nem todo diretor ou redator tem o "feeling" certo para fazer isso. Até hoje  estou traumatizada com a filmagem de "Eragon". O livro foi totalmente assassinado e espero que não tenha continuação (e olha que estava recheado de atores bons!!).
Por isso, quando encontro um filme adaptado da literatura - principalmente a clássica - e que acertou na mão, não tem como não assistir mais de uma vez.

Abaixo eu listo os cinco filmes bem modernosos, adaptados da literatura europeia (dois ingleses, um francês e um irlandês), que deram certo. São engraçados, dinâmicos e você nem sente que está se familiarizando com a história de um livro escrito há eras...

Filme: As Patricinhas de Bervely Hills (1995) >> Livro: Emma (Jane Austen - 1815)




Cher é uma menina rica, que adora bancar a casamenteira entre os amigos. Até que ela descobre que ela mesma se apaixonou por alguém que estava sempre ao seu lado, mas ela não percebera.
A adaptação do filme foi bem intensa, mas se você conhece a obra original, verá que vários nomes de personagens do livro estão no filme.




Filme: Segundas Intenções (1999) >> Livro: Ligações Perigosas (Pierre Choderlos de Laclos - 1782)



Lembra-se do filme "Ligações Perigosas" com Glenn Close e John Malkovitch? Pois bem, este filme aqui é a versão jovem dele.
Um casal de irmãos "postiços" gosta de jogar, manipulando as pessoas a seu bel prazer. Até que se deparam com a personagem de Reese Whiterspoon e tudo muda de figura. Mistério e sensualidade na medida certa. Final muito bom.




Filme: Ela é Demais (1999) >> Livro: Pigmaleão (George Bernard Shaw - 1916)



Uma aposta entre amigos leva uma moça não atraente, mas meiga e inteligente, a transformar-se do patinho feio à princesa popular da escola. Enredo familiar? Tente o filme "My Fair Lady" e acertará na mosca.



Filme: Ela é o cara (2006) >> Livro: Noite de Reis (W. Shakespeare - indefinido)




Confusão geral e muito gargalhada. No clássico original, o estilo também é comédia.
Sebastian e Viola são irmãos. Quando ele vai passar duas semanas em Londres, pede a ajuda dela para que sua ausência na escola não seja notada. Tudo o que Viola mais desejava era jogar futebol. Agora, disfarçada de seu irmão, ela terá que conviver com os rapazes da escola, vivendo as situações mais inusitadas.
No original, Viola também se disfarça de homem, mas para conseguir ajuda em encontrar seu irmão.
De bônus, no moderno, tem a participação de  Channing Tatum, em muitas cenas sem camisa.




Filme: 10 Coisas que Odeio em Você (1999) >> Livro: A Megera Domada (W. Shakespeare - 1596)



Enredo: mocinha amável que quer namorar, mas não pode até que sua irmã megera e temperamental se arrume primeiro. Um amigo é contratado para amansar a fera e arruma muita confusão até conseguir o seu objetivo. O filme traz Heath Ledger atuando maravilhosamente (pena que morreu tão jovem e no auge da carreira). 
A adaptação foi bem fiel.



Como podem ver, todos os filmes estão disponíveis em dvd. Se não tiver numa locadora perto de você, na certa encontra-os por preços bem baixinhos em sites e/ou lojas de departamentos.

É trazer a pipoca e se preparar para boas gargalhadas.

Comentários

  1. Concordo com você Vânia, estes filmes são ótimos e alguns eu confesso que nem sabia que eram adaptações de livros. Destes o meu preferido é o das Patricinhas. Toda vez que passa, tenho que assistir. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    São tantos filme que trazem refrência da literatura e a gente nem percebe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário