Roubo de Resenhas | Alquimia dos Romances - Link

Há algum tempo eu trouxe uma postagem falando sobre certos "barracos" que algumas leitoras estavam fazendo por conta de se apropriarem de personagens de livros como se fossem suas legítimas donas... Ridículo, não?
Mas o assunto agora é mais sério.

Está rolando no mundo da blogsfera informações sobre pessoas que estão se apropriando de resenhas alheias. Na verdade, esta é uma prática antiga. Quem nunca ouviu falar de casos de roubos de resenhas acadêmicas na apresentação de bancada de fim de curso?

O caso é que isso é roubo. Isso é fraude. Isso é sério.

Não importa se os blogs, na sua maioria, são passatempos de seus donos, se são postagens sem fins lucrativos, amadores. Se você está pegando ipsis litteris do que outra pessoa escreveu, e não está lhe dando os devidos créditos, isso é roubo.
E não adianta dizer que não sabia, porque casos assim sempre são ouvidos por aí.

Um dos casos atuais parece se referir a uma menina de 14 anos.
Poderíamos dizer que ela fez isso na inocência...Mas será que nenhum de seus amigos mais fiéis/seguidores lhe alertou desse perigo?

Não posso afirmar se eu mesma já fui vitíma de algo assim. 
Tenho muito cuidado ao citar qualquer novidade literária ou citar qualquer fonte. Geralmente quando compartilho algo que outra pessoa postou, faço como o abaixo, compartilho também o link da matéria original e/ou cito sua fonte.

Espero que este caso, assim como os outros, possam ser resolvidos de forma indolor para ambas as partes afetadas, mas há vários casos que já foram parar na justiça.

Todo cuidado é pouco. 
Faça do seu blog único. Bom ou ruim, com muitos ou poucos seguidores, com ou sem parceria de editoras, seja ORIGINAL. Credibilidade é tudo, mesmo no amadorismo.

Abaixo segue o link com a matéria da minha amiga blogueira Elimar que colocou a boca no trombone.  



Alquimia dos Romances: Roubar resenha é fácil, quero ver escrever...: Ao entrar no Facebook essa semana, fiquei simplesmente estarrecida com um ocorrido: haviam copiado na cara dura uma resenha da Gabi Lagano...

http://www.alquimiadosromances.com.br/2013/02/roubar-resenha-e-facil-quero-ver.html

Comentários

  1. Mais um excelente texto!!! Eu fui vítima dessa guria... Tive minha resenha de Profundamente Sua plagiada por ela sem por e nem tirar uma vírgula sequer! Como a Elimar disse, fizemos um panelaço e resolveu. O blog foi deletado! Mas vamos continuar de olho! Ninguém tem o direito de se apropria do trabalho de ninguém!

    http://ilusoesnoturnas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo post Vânia,temos que divulgar e fazer isso rodar a net,para os plagiadores saberem que não ficaram incólumes.

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, isso é assustador. Pois para elaborar uma resenha é complicado, pois leva um tempo para fazermos e ainda temos que revisar e consertar e depois refazer. É um trabalho. Ai você se depara com pessoas desse nivel, que não teve ao menos o trabalho... Fico hororizada com isso.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Como disse para Elimar, o jeitinho brasileiro acha que pode fazer de tudo. Que caiu na rede é peixe, e nesse caso a rede é a internet. é crime sim, tem legislação para isso. E, nós, temos sim que nos unir. #indignadacom isso.
    bjs
    Eykler ( blog Agridoce)

    ResponderExcluir
  5. O lance é ficar sempre de olho. Essas pessoas que copiam resenhas não estão a fim de ter trabalho. A verdade é essa. Querem ter um blog para ganhar livros de graça e se fazer nas costas dos outros. Aposto que essa aí vai voltar com outro blog mais cedo ou mais tarde. Se é que não já está com outro.

    ResponderExcluir
  6. Nossa será que a pessoa não consegue ler um livro e fazer a sua própria resenha? Muito paia isso de roubo...

    Parabéns pelo texto.

    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  7. Oi,Vânia
    Eu li o seu anteriormente o texto,mas não comentei. Simplesmente não há argumentos que justifiquem, sem dar o verdadeiro crédito, mas soube no Envenenadas que o blog foi deletado, menos mal.Valeu!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário