Sylvain Reynard - O Inferno de Gabriel (Livro #1)


Ficha técnica: O Inferno de Gabriel (Gabriel's Inferno)
Autor(a): Sylvain Reynard
Editora Arqueiro
Lançamento original: 2011
Lançamento BR: 2013
511 páginas

"Enigmático e sedutor, Gabriel Emerson é um renomado especialista em Dante. Durante o dia assume a fachada de um rigoroso professor universitário, mas à noite se entrega a uma desinibida vida de prazeres sem limites.
O que ninguém sabe é que tanto sua máscara de frieza quanto sua extrema sensualidade na verdade escondem uma alma atormentada pelas feridas do passado. Gabriel se tortura pelos erros que cometeu e acredita que para ele não há mais nenhuma esperança ou chance de se redimir dos pecados.

Julia Mitchell é uma jovem doce e inocente que luta para superar os traumas de uma infância difícil, marcada pela negligência dos pais. Quando vai fazer mestrado na Universidade de Toronto, ela sabe que reencontrará alguém importante - um homem que viu apenas uma vez, mas que nunca conseguiu esquecer.

Assim que põe os olhos em Julia, Gabriel é tomado por uma estranha sensação de familiaridade, embora não saiba dizer por quê. A inexplicável e profunda conexão que existe entre eles deixa o professor numa situação delicada, que colocará sua carreira em risco e o obrigará a enfrentar os fantasmas dos quais sempre tentou fugir..."



Inferno. Purgatório. Paraíso.
O livro de Dante Alighieri nos traz a passagem do personagem homônimo passando pelo tormento de ir ao inferno, mas ser resgatado de lá por seu grande amor, Beatriz.

Gabriel Emerson é o verdadeiro Dante. Seu passado repleto de tragédias acabou por guiá-lo a uma vida errante. Seus pecados, grandes demais para ele próprio enfrentá-los, o fizeram afastar-se de todos que o amavam. Ele estava além de qualquer recuperação. 
Ele estudou, doutorando-se em Dante, foi para bem longe de sua família, mas sua alma estava perdida.

O que o consolava era uma vaga lembrança, um sonho, de um anjo que lhe pareceu ainda jovem na casa de seus pais adotivos, dando-lhe um pouco de esperança para que não tirasse a própria vida.

O anjo...
Julia era uma mestranda que tivera seu futuro definido após passar umas poucas horas ao lado de um homem cheio de conflitos, mas enigmático. Ela nunca mais o encontrara, mas suas palavras em italiano, seu conhecimento em literatura e a maneira com que a chamou, cativou-a para sempre.
Agora, ela iria reencontrá-lo e ainda estava incerta de como seria tudo. Ele se lembraria dela?

Duas pessoas machucadas pelas pessoas que deveriam tê-las amado e protegido. Nada era fácil para cada um deles. Mas a atração era grande demais para ser ignorada.
O fato de Gabriel ser professor dela tornava tudo mais difícil, já que pelas regras da universidade, professores e alunos não podiam ter relacionamentos amorosos. Mas como eles manteriam-se afastados um do outro?...

O livro faz parte de uma trilogia. Assim como "A Divina Comédia" é dividida em 3 atos, esta série é dividida entre O Inferno de Gabriel (o início do romance); O Julgamento de Gabriel (o pagamento pelos pecados - as tribulações no relacionamento) e finalmente o Paraíso (ainda não lançado).

Ao ler a sinopse imaginei que seria mais um livro à la sadomasoquismo, no qual um professor atormentado usa o sexo como forma de punição e expiação de seus pecados, aproveitando-se de uma jovem ingênua e apaixonada.
Errei!
Sim, ele tem muitos pecados e é uma pessoa atormentada, mas o livro não é pesado.
Na verdade, é uma linda história de amor em que você acompanha o desenrolar da descoberta do início da libertação de cada um.
Para aqueles leitores que já estão de saco cheio dos livros atuais, que só trazem muita cena de sexo e pouco argumento, este livro é um refrigério.

Não vou entrar em detalhes que pecados cada um cometou ou sofreu. Deixo a seu critério de julgar se cada pecado é realmente tão pavoroso quanto cada um acha. Mas com certeza cada um de seus pecados deixou marcas profundas.

O livro é cheio de citações literárias - o que me deu vontade de procurar as referências e ler cada uma delas - e também de músicas (quanto a isso falarei numa postagem em breve). Além, é claro, das muitas citações em italiano (meudeusducéu!!! Os céus estão conspirando ao dizer que preciso ir logo fazer um curso de italiano!!!) e das locações românticas.

 Florença, Itália


Amadorei tudo. Algumas cenas foram bem previsíveis - como aquela em que ele a encontra em seu apartamento na manhã seguinte de uma bebedeira -, outras, engraçadas - como o bate boca dos dois em plena sala de aula. Em resumo, um livro para se ler com o coração.
Deixe-se envolver pela história, e não tenha medo de encará-lo, achando que por ser baseado num livro de conteúdo tão profundo como é o de Dante, a história é pesada. Ao contrário. Tudo foi feito de forma a tornar o seu passeio pelo clássico literário o mais prazeroso possível.  "Fortuna Favet Iust" (A sorte favorece os justos).

E como trilha sonora, nada como dançar ao som de Diana Krall, em "Besame Mucho".



Comentários

  1. Olha, ainda bem que você avisou que não tem esse lance de sadomasoquismo, porque eu queria ler esse livro mas se tivesse isso, eu ia ficar com um pé atrás. Sou fã de clichês e estórias de amor, não nego, mas outro 50 tons eu não ia aguentar. Achei pela sinopse que o Gabriel é um personagem bem mais multifacetado do que os outros que estamos acompanhando na blogsfera. Vou ler com mais carinho agora... BJS!

    ResponderExcluir
  2. Amei a sua resenha,tão bem escrita,tão linda,me deixou emocionada,e completamente desesperada para lê-lo logo...

    E saber que o livro não tem nada com essa onda de erotismo é realmente um refrigério para a minha alma e para o meu coração.

    Vou ler esse livro antes do programado,com coração aberto e cheia de más intenções com o Dante!!!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Vânia, linda resenha. Eu ainda não li o livro, apesar dele já estar aqui me tentando na estante. A sua resenha já é a segunda que leio, em que o leitor ficou emocionalmente tocado pelo livro. Espero me sentir assim ao ler esta história. E pelo que tenho ouvido falar, este Inferno de Gabriel, está mais para Céu de Gabriel... kkkk Bjus.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Querida... nao preciso ter curso previo do Inferno de Dante? Esta na minha pilha de leitura. Espero nao demorar tanto para ler....
    Estou postando o link na pagina de uma amiga, pois estavamos falando sobre esse livro.
    Parabens pela resenha.

    Super beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário