Bec McMaster - London Steampunk Series #1 e #2


Ficha técnica: Kiss of Steel (London Steampunk #1)
Autora: Bec McMaster
Editora Sourcebooks Casablanca
Lançamento original: 2012
Lançamento BR: ainda não
423 páginas

"Quando não existe lugar seguro..

A maioria das pessoas evita o temido distrito de Whitechapel. Para Honoria Todd, é o último refúgio seguro. Mas a que preço?

Blade é conhecido como o Mestre dos Viveiros, ninguém ousa contrariá-lo. Tem sido dito que ele enfrentou o exército de Echelon, sozinho, e que desde então, ao ser infectado pelo "sangue do desejo", ele tornou-se  mais rápido, mais forte, e quase imortal.

Quando Honoria aparece em sua porta, seu controle chega próximo ao limite. Ela é tão ... inocente. Ele não vê o perigo que ela representa ou de que ela poderia ser a salvação que ele está procurando."


ROMANCE HISTÓRICO. URBAN FANTASY. STEAMPUNK. PARANORMAL.

Às vezes você se depara com um livro ou uma série, e de cara acha que pode gostar.
Este livro eu encontrei vasculhando outros blogs.

A primeira coisa que me chamou atenção: A CAPA.
Sou absolutamente fã do modelo PAUL MARRON, e geralmente os livros em que ele ilustra a capa são bons. Então pensei: por que não testar?



O estilo é STEAMPUNK. Para quem ainda não ouviu falar, vale ver a explicação que encontrei para esse gênero literário na resenha do único outro livro que já li assim. AQUI

O livro é uma mistura de romance histórico, Fantasia Urbana e Paranormal.
Uma Londres do século retrasado, sombria, suja e repleta de seres sobrenaturais convivendo com humanos. Mas essa convivência não é de todo pacífica. Na verdade, há uma guerra prestes a explodir por parte dos Humanistas (logicamente àqueles que estão contra os seres sobrenaturais) para acabar com qualquer um que não seja humano.

Mas antes disso, voltemos à história de Honoria, a mocinha deste livro, e sua família, que agora se resume a sua irmã Lena (Helena) e seu irmão Charles.

Há algum tempo um vírus foi propagado entre os seres humanos tornando-os diferentes. Este faz com que eles virem uma criatura que precisa de sangue para sobreviver, tem velocidade maior e super sentidos. Apesar de se alimentarem com sangue, não são considerados exatamente "vampiros".
O pai de Honória, Artemus Todd, era um renomado cientista e lutava para encontrar a cura para esse vírus. E como todo bom cientista, às vezes ele esquecia de seus escrúpulos e fazia certas "experiências". Exatamente assim Honoria e Lena conseguiram não ser infectadas por terem tomado uma vacina para inocular o vírus. Mas o irmão delas, Charles, não teve a mesma sorte...

Seis meses atrás, no meio de uma grande confusão, o Dr. Todd enviou seu filhos para longe e entregou a Honoria os diários com todas as suas anotações para encontrar a cura. Dois dias depois seu corpo foi encontrado boiando no Tâmisa. De lá para cá Honoria passou a tomar conta de sua família com dois objetivos em mente: primeiro, arrumar comida para que eles não morressem de fome (ainda que isso significasse que ela ficasse sem comer) e tornar-se o mais "invisível" possível para fugir de Vickers.

Foram morar na pior parte de Londres, onde poucos aventuravam-se em passar, Whitechapel.
Mas nada acontecia em Whitechapel sem que Blade soubesse. E ao descobrir que uma certa Miss Todd e seus irmãos tinham suas cabeças a prêmio, a mando de Vickers, Blade quis saber que segredos ela guardava para interessar o seu inimigo. Ele faz com que ela vá ao encontro dele, e desse encontro um jogo de vida ou morte começava a ser traçado...

Confesso que no início fiquei um pouco perdida com as explicações da autora em relação ao "Sangue do desejo" (blood-craving, em inglês, que fica bem melhor na verdade). Um vírus que infecta e transforma o seu hospedeiro e que, até então, não tem cura. Mas o pior é que esse vírus pode continuar sua transformação fazendo com que a pessoa tenha a pele e cabelos clareados e enlouqueça, transformando-se finalmente no que eles definem como "vampiro".

Blade é um herói sem sê-lo. Ele tem boa aparência, mas carrega dentro de si algo terrível. Ele não sabe ler, a não ser o próprio nome e os números. Seu jeito de falar é praticamente "caipira". Tem um jeito sexy, despojado e um tanto debochado. Mas ele comanda e protege os moradores de Whitechapel com mãos de ferro. A proteção tem um preço: lealdade a ele e o sangue humano. 
Com as taxas (impostos) cobrados pelos governantes, as pessoas vendem sangue para conseguirem sobreviver.
Quando Honoria encontra-o e pede por sua proteção, a princípio ela não queria ser mais uma das doadoras de sangue, mas o desespero falou mais alto. Mas além do sangue, ela ensinaria Blade a falar corretamente.

A história é recheada de cenas noturnas e sinistras, mas tudo é pela atmosfera.
Gostei do enredo e dos personagens. Depois que me acostumei com o jeito de eles falarem, comendo certas letras (principalmente o H, em inglês), a leitura fluiu.

Honoria é uma moça, em seus 20 e poucos anos, que defende sua família da maneira que pode, mesmo que isso signifique passar fome e esconder de seus irmãos algumas verdades a respeito de seu pai.

Outros personagens importantes aparecem na história e, pelo visto, irão voltar em livros seguintes.
Se este foi o debut da autora, ela começou com o pé direito.
Personagens bem construídos. O ritmo da história é bom. Há muitas cenas que te fazem ficar grudada na página, querendo saber o que vem a seguir.
Realmente gostei.

Como imaginei o meu Blade? Bem, como na descrição informa que ele está bem perto de se transformar, a princípio, imaginei-o com os cabelos claros. Então...



5 ESTRELAS.

E sendo uma série, aproveitei para me familiarizar com o livro #2...



Ficha técnica: Heart of Iron (London Steampunk #2)
Lançamento original: maio/2013
Lançamento BR: ainda não
437 páginas

"Na Londres vitoriana, se você não é um sangue azul de Echelon, então você não é nada. As Grandes Casas governam a cidade com mão de ferro, impondo seus estritos impostos 'sangue' no país, e a rainha é apenas um fantoche...

Lena Todd faz papel de espião perfeito. Ninguém suspeita que a debutante paqueradora pode ser uma simpatizante do movimento humanista assombrando a viciosa elite sangue azul de Londres. Nem mesmo o cruel Will Carver, o único homem que ela não pode manipular, e o homem  cujo beijo ela não pode esquecer ...

Atingido pelo vírus do "loupe" e considerado pouco mais que um escravo-sem-um-colar para os sangues azuis, Will não quer ter nada a ver com o Echelon ou a beleza perigosa que o leva até o limite do controle. Mas quando ele encontra uma carta codificada com Lena, um código que corresponde a um mesmo que viu em um fogo-bombardeio suspeito, ele percebe que ela está com problemas. Para protegê-la, ele deve seduzir para chegar à verdade.

Com os humanistas à espreita para começar uma guerra com o Echelon, Lena e Will têm que correr contra o tempo e um autômato exército para impedir o intento humanista, antes que seja tarde demais. Mas como eles lutam para salvar uma cidade à beira da revolução, o maior perigo pode ser apenas para seus corações ..."

Se eu tinha gostado do livro #1, este então...UAU!!!!
William Carver é TDB e mais seis meses!!
Absurdamente um anti-herói, mau humorado, sem papas na língua, mas também super alto e forte, leal àqueles que quer bem, principalmente a Blade, que o salvou literalmente de uma jaula quando tinha 15 anos e era exibido em circo como um animal selvagem.

Acontece que aos cinco anos Will foi atingido por sangue pelo "loupe". Ou seja, apesar de ainda ter a aparência humana, ele tinha a força e o temperamento irracional - quando em estado agressivo - de um lobissomem, mais conhecido como verwulfen.
Ele era o melhor amigo e o segundo-em-comando em Whitechapel, ao lado de Blade.
Quando Honoria começou a ver Blade e a dar-lhe aulas, Will ficava vigiando a casa onde Lena e Charles estavam. Will preferia ficar sozinho e andar pelos telhados.

Num ataque de vampiro, Lena e Will encontram-se pela primeira vez e apesar do absurdo, quando Will fica em posição indefesa perante o vampiro, é Lena quem sobe nas costas da criatura para defender o lobisomem.
O que poderia crescer numa amizade, acaba sendo uma enorme animosidade, porque no fundo, Will achou Lena a garota mais maravilhosa que ele já tinha visto. Mas ela era humana, e os verwulfens não podiam acasalar com elas. Além disso, ela era mulher, e desde que sua própria mãe o havia vendido quando criança, ele aprendeu da pior forma que mulheres não são confiáveis.

Só que agora Lena está metida em algo perigoso e Will precisa descobrir o que é e protegê-la. Protegê-la de tornar-se escrava de sangue de algum sangue azul; protegê-la das confusões da côrte; protegê-la dele mesmo...

Will é absurdamente adorável com todo aquele jeitão de "Fera" e sem nenhum humor. Ele e Lena batem boca o tempo todo, mas é fofa a maneira que ele está sempre por perto, entre as sombras, para protegê-la. Mais ainda quando ele precisa descobrir o que ela esconde, no que está metida, nem que para isso ele tenha de abandonar a vida protegida de ermitão dele e participar da Côrte, o mundo do qual ela reina, e aprender a falar e a se comportar como um cavalheiro.

Lena não fica atrás e é uma mocinha que busca o que quer.
Desde o início ela sente uma atração por Will, mas ele sempre deixou claro que só a "suportava" por causa de Blade, e sua esposa, Honoria. Mas de fato, ele estava apavorado em envolver-se mais com Lena. O vírus "loupe" poderia ser transmitido por sangue ou sêmen e ele jamais iria transformá-la num ser indigno, assim como ele era.
Mas os dois acabam se envolvendo num jogo conspiratório e precisam trabalhar juntos se quiserem sair vivos e salvarem aqueles que mais amam.

Delícia de livro!!! Se é possivel, acabei me apaixonando mais por Will do que por Blade. E parece que o livro 3 vem com mais personagens fortes e envolventes...

5 ESTRELAS!!

Ah! E como imaginei Will?



Os outros livros da série:


#1,5 - Tarnished Knight (e-novella)
#04 - My Lady Quicksilver (lançamento em OUTUBRO/2013)

Para adquirir os livros:

Livro #1 - Amazon  |  Barnes & Noble

Livro #2 - Amazon  |  Barnes & Noble

Sobre a autora



Website  |  Goodreads  |  Facebook  |  Twitter



*Ao som de "I Don't Know What to Do", com Tiko's Groove.

Comentários

  1. Definitivamente eu preciso ler esses livros. Será que alguma editora não se interessaria por eles não heim? Isso é um trabalho para VÂNIA NUNES!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário