Tammy Luciano - Claro que te Amo!



Ficha técnica: Claro que te amo!
Autora: Tammy Luciano
Editora Novo Conceito
Lançamento: 2013
304 páginas


"Piera tem certeza: está cometendo a maior loucura da sua vida ao assistir, escondida, ao casamento de seu ex-noivo. Depois de seis anos de relacionamento, entrar de penetra na comemoração foi tudo que André deixou para ela. E olhar a cena não a faz feliz, mas encerra uma fase de sua vida. Hora de recomeçar. Mas como recomeçar se seu coração está cheio de dor? Envolver-se com a história de Piera é como descobrir que sempre há um lado muito bom a ser revelado… Mesmo que tudo pareça tão difícil."

ROMANCE CONTEMPORÂNEO. CHICK LIT. YOUNG-ADULT. LIT NACIONAL.


Quem esteve na Bienal do RJ este ano conheceu a simpatia que é a Tammy e como o stand da editora Novo Conceito estava recheado de seus autores nacionais. Muito legal de se ver.
A literatura nacional tem respirado novos ares e você encontra uma gama grande de novos autores sendo lançados por editoras grandes. Mais do que apenas trazer assuntos que considero deprimentes, porque parece que são só esses os correlacionados ao país (pobreza, favela, tráfico, escândalos, roubos a turistas, políticos corruptos, samba e futebol), os novos autores têm trazido temas mais atuais e suaves. E muitos deles engraçadíssimos e com um talento maravilhoso.

Tammy Luciano traz a história de Piera. Uma garota nos seus 19 anos, carioca, criada pelo pai desde bebê, com amigas unidas e maravilhosas, com uma boa situação econômica e ainda por cima, é bonita. Nasceu com a sorte grande, certo?

De certa forma sim, mas parece que Piera carrega um peso que às vezes nem ela parece perceber. Somente quando ela leva o fora do namorado - namoro este que durou 6 anos - é que tudo começa a acontecer ao mesmo tempo e as angústias não têm fim.

Do início... Piera parada, escondida em frente a uma igreja, esperando um casamento começar. Segundo ela, aquele casamento deveria ser o DELA, já que o noivo em questão fora seu namorado por 6 anos. Mas chegou um dia em que André olhou para ela e disse:

"Acho que não amo mais você. Volto de tarde."


E nunca mais voltou.

Como assim "volto de tarde"? Que maneira é essa de terminar um relacionamento de 6 anos???
Um ano se passou e ela ainda está presa à aquela maldita "tarde" que nunca chega, até que ele está se casando com outra, após apenas 1 ano de namoro. Finalmente a ficha de Piera cai.
Mas mesmo a ficha caindo, há todo o período de luto, e Piera se aferra a ele com tudo que tem. Torna-se apática, triste. E nem mesmo suas amigas animadas conseguem fazê-la sorrir.

E como desgraça pouca é refresco nos olhos dos outros, a mãe desaparecida de Piera resolveu dar às caras. Pior, ela estava internada numa clínica psiquiátrica.
E lá vai Piera conhecer a mãe que a abandonou ainda bebê.
O encontro foi tenso, mas teve um lado bom: Marcelo. O gato filho do dono da clínica. Vinte e um anos, formando-se em Medicina. E com a desculpa do reaparecimento de sua mãe, Piera e Marcelo começam a ter um tete-a-tete mais intenso. Quando tudo começa a ficar sério, Piera dá para trás. 
Por quê? Tudo veio à mente dela de uma só vez: o abandono de sua mãe, o abandono (e traição) de seu noivo. Na cabeça dela todas as pessoas que se tornavam importantes para ela, acabavam por abandoná-la. Então, nada mais justo e certo do que dessa vez ela ser quem abandonaria. Tendo o direito de escolha, o sofrimento seria menor. Certo? ERRADO!!!

Piera se sabota e não é uma vez só não, mas várias!!!! Argh!!! 
E aí você se pergunta: até quando um cara lindo como Marcelo vai ter a paciência para esperá-la?

Bom, tem muita água debaixo dessa ponte. A história tem várias passagens fofas e umas citações muito legais, como esta de uma das amigas de Piera:



Acompanhando a história dá até para fazer uma playlist com os sucessos comentados e ouvidos pelos personagens.

Minhas considerações:

A capa é linda. As páginas são decoradas com borboletas (na história há toda uma explanação sobre isso). A editora não poupou na diagramação e revisão. Um trabalho primoroso.
O enredo é interessante. Mostra as agruras que passa uma adolescente, tornando-se adulta, que precisa encarar vários momentos decisivos em sua vida.
Os personagens são muitos e cada um tem seu ponto forte. Não me senti conectada a Piera. Na verdade, em vários momentos queria bater nela por mostrar-se tão depressiva. As pessoas estavam ali querendo ajudar, apoiar, e ela afundando-se em auto-piedade. Por causa da idade, e até pelo fato de ela ter sido criada tão protegida, relevei em alguns momentos, mas em outros, não deu para segurar. 
O ritmo da história começa bom, mas numa parte do meio achei que ficou meio arrastado, para depois correr com o final. O final é lindinho, bem a  cara fofa da personagem.

Pelas redes sociais eu ouvi dizer que deu muito pano para manga (leia-se discussões) o fato da protagonista ser tão jovem para sofrer por um amor de tanto tempo. É bem verdade que a garotada hoje em dia começa a namorar cada vez mais cedo com toda essa erotização da mídia, mas na minha opinião, um namoro que começa aos 12 anos (idade dela) e dura por 6, com direito à aliança de noivado, e termina da maneira que terminou, achei um pouco demais. Até porque é dito que ANTES do seu namoro com André, ela tinha namorado mais dois meninos (??????)
A história toda é linda, mas se a protagonista fosse um pouquinho mais velha, se tudo tivesse acontecido um pouquinho mais a frente, eu teria me conectado melhor com tudo. Confesso que essa idade dela me perturbou muito desde o início. Mas não tiro o mérito de ser uma bonita história de amor.



Sobre a autora:


Website  |  Facebook  |  Twitter

Comentários

  1. Devo confessar que não me interessei na leitura do "Garota Replay" , também lançado pela novo conceito, mas esse me parece interessante! Acho que vou comprar =D

    ResponderExcluir
  2. Está na minha lista de próximas leituras. Acho a narrativa da Tammy leve, mas me senti um pouquinho preocupada com a pouca idade da protagonista! Vamos ver se a minha impressão inicial muda...

    ResponderExcluir

Postar um comentário