Janine Boissard - Pela Luz dos Olhos Seus




Ficha técnica: Pela Luz dos Olhos Seus (Histoire D'Amour)
Autora: Janine Boissard
Editora Arqueiro
Lançamento original: 2003
Lançamento BR: 2003
224 páginas


"Laura Vincent cresceu entre o mar e as macieiras da Normandia. Passou a adolescência à sombra da irmã mais velha. Agathe – a bela – era admirada e disputada por todos os garotos da cidade; Laura – a pequena – passava as noites em casa, lendo romances. Mas o destino preparou uma surpresa para Laura. Trabalhando como assessora de imprensa de músicos, ela recebe, no dia seguinte ao seu aniversário de 26 anos, a visita do agente de um dos tenores mais famosos do mundo. Ela é requisitada para ser guia dele e seu chefe não deixa margem para discussão.
Rico e bem-sucedido, Claudio Roman viaja pelo mundo emocionando plateias com sua voz. Fã de banquetes, bebedeiras e belas mulheres, ele parece ter tudo o que quer, porém seu comportamento esconde a amargura de nunca poder interpretar Alfredo, em La Traviata, por causa de um ataque criminoso que lhe custou a visão.
Laura está preparada para lidar com um homem difícil e arrogante, mas, assim que ouve Claudio cantar pela primeira vez, ele toca seu coração. Aos poucos, mais do que sua guia, ela se torna também a confidente das noites sombrias de angústia.
Como ela nunca lhe pede nada em troca de seu apoio, Claudio promete lhe dar qualquer coisa. No momento certo, ela cobra a promessa: quer que o cantor se submeta a um transplante de córnea capaz de lhe restituir a visão de um dos olhos.
Apaixonada e convencida de que Claudio não precisará mais dela quando voltar a enxergar, Laura vai embora sem se despedir e sem dar a ele a oportunidade de vê-la. Será que Claudio saberá lidar com essa decisão? Ou ele vai enfim perceber que sempre lhe faltou o alimento mais essencial à vida: o amor?"


ROMANCE CONTEMPORÂNEO. DRAMA.


O livro dividido em três partes, pelos diferentes pontos de vista dos personagens centrais, traz uma história de amor, assim como já diz o seu título no original em francês.

Laura vem de uma família feliz e apesar de sempre ter estado à sombra de sua irmã mais velha - e mais bonita, e simpática, e assediada, e elogiada... -, ela consegue traçar a sua vida de maneira a fazer o que deseja, buscando seu lugar ao sol.
Nessa busca, a surpresa veio em forma de um trabalho com dedicação exclusiva: ser assessora de um dos maiores tenores de sua época. Ele era talentoso, mulherengo, temperamental...e cego.

Claudio Roman não se conformava em ter perdido a chance de sua vida: interpretar Alfredo na ópera "La Traviata". Sem a visão, o seu trabalho ficou prejudicado, resumido a cantar em solo, numa produção mais intimista. Mesmo assim seu sucesso era estrondoso.

Sua fama de estar sempre cercado por belas mulheres e participar das festas mais badaladas e exclusivas ainda se mantinha, mas só aqueles que conviviam em seu círculo íntimo sabiam de sua agonia.
Laura passou a estar junto dele todo o tempo. A maneira com que ela lhe descrevia o mundo permitia-lhe voltar a enxergar por alguns momentos.

"...me lembro de todas as palavras que ela disse, porque me permitiam enxergar. Quando visitávamos um quarto de hotel, meu pobre David, ela dava de dez em você. Você teria dito: 'as cortinas são azuis, amarelas ou verdes', já ela dizia: 'Claudio, quando o vento as agita, é como o mar'. E eu via as cortinas e, de quebra, os barcos." (pag 174, 175)

Claudio era um sedutor por natureza. Quando não seduzia as mulheres com pleno intuito de levá-las à cama, seduzia-as com sua voz, e Laura acabou por deixar-se encantar na segunda forma. Desde o primeiro momento em que o ouvira cantar, ela sabia que ele era perfeito para ela.

A convivência deles foi se aprofundando, apesar de não terem chegado às vias de fato do sexo. E por vê-lo tão sofrido com essa mágoa sobre seu canto, ela decide convencê-lo a fazer a cirurgia que teria 50% de chance de curar uma de suas vistas.
A princípio ele reluta, mas tendo fé na fé dela, ele aceita.
Viajam para Nova Iorque, e tão logo ele sai da sala de cirurgia e o médico garante a ela que havia sido um sucesso, ela vai embora.

Com a visão recuperada a primeira coisa que Claudio quer fazer é finalmente olhar para Laura, conhecer seu pequeno pardal, mas ela havia desaparecido.
Ela cumprira a promessa:

"Você será Alfredo."

Com a visão recuperada, com estreia marcada para fazer Alfredo em "La Traviata", Claudio tinha tudo para sentir-se feliz e tocar sua vida para frente. Mas ele não conseguia esquecer o que o seu pardal fizera por ele. E, com isso, ele sai numa busca enlouquecida para encontrá-la.

Não havia fotos de sua pequena, mas a todas as pessoas a quem perguntava como ela era, diziam as maravilhas. Laura encantara a todos com seu jeito meigo e sem querer fizera-o ver mais do que a visão literal poderia alcançar:

"Os dois homens apertaram-se as mãos.
- Pão e música, é verdade que o senhor lhe disse isso? - perguntou o pai.
- Os dois alimentos indispensáveis à vida - completou Claudio.
Uma reprimenda atravessou o olhar triste pousado sobre ele.
- Está esquecendo o amor, cavalheiro." (pag.162)

"Pela Luz dos Olhos Seus" encanta pela simplicidade com que mostra o amor de uma normanda por um famoso tenor, e que a "cegueira" pode estar mais arraigada na alma do que no olhar.

Abaixo. algumas das muitas capas da edição francesa desde sua publicação, uma em português e o audiobook em inglês:








A autora:


Goodreads |  Amazon



*Livro cedido pela editora em troca de uma resenha de opinião honesta.

Comentários

  1. Oi Vânia
    Parabéns pela resenha, ficou ótima, viu?
    Eu recebi meu exemplar esses dias e não vejo a hora de começar a ler *-* assim que eu terminar o livro que estou lendo no momento, vou pegar ele ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  2. Por isso que não é bom julgar um livro pela capa! Quando vi pela primeira vez, tive a certeza que era um clássico brasileiro ao estilo José de Alencar. Fui longe, né? kkkkkkkkkkk O livro não me chamou a atenção, acho que não irei ler( ao menos por agora )

    ResponderExcluir

Postar um comentário