(Editora Valentina) O caso Protetorado da Sombrinha

Ontem eu compartilhei a postagem do blog "Alquimia dos Romances" que explanava sobre a possibilidade da Editora Valentina não publicar mais a série Steampunk da autora Gail Carriger, "Protetorado da Sombrinha". Até o momento os 2 primeiros livros foram lançados e resenhados por mim - "Alma?"  e "Metamorfose?"


Reexplicando a situação, não houve nenhum pronunciamento por parte da editora a esse respeito anteriormente. Mas como nesse meio literário-blogsfera, as informações são passadas adiante, nós blogueiros estamos sempre tentando buscar as notícias para compartilhar com os seguidores-amigos.

"Comprada" a notícia de que a editora estaria - por alguma razão - abrindo mão da série, Elimar, do blog "Alquimia..." e eu, sua fiel escudeira, resolvemos, POR NOSSA CONTA, começar essa campanha.

Por que a campanha tornou-se necessária? Porque ao compartilharmos a postagem inicialmente feita no blog de Elimar, percebemos como ainda milhares de pessoas desconhecem a existência dessa série!!
Mas como assim??

O Steampunk é um gênero literário super novo no Brasil. A Editora Valentina inovou ao trazê-lo para cá. Agora, outras editoras começam a lançar títulos do gênero.
O enredo da série "Protetorado..." envolve sobrenatural (vampiros, lobisomens, fantasmas...) numa atmosfera londrina do século passado, na época da Rainha Victória.
Além disso, a autora, Gail Carriger, consegue escrever uma história interessante, com diálogos inteligentes e personagens carismáticos. Alexia Tarabotti, nossa heroína, é inteligente, sarcástica quando necessário e super a frente de seu tempo, ou seja, não se deixa intimidar ou ser submissa como era esperado o comportamento feminino da época.
Já o protagonista masculino, o Conde Maccon, um lobismomem com mais de 200 anos, apesar de não aparentar, tem uma bela aparência (na verdade é LINDÃO!!!!!), mas também uma personalidade forte e perde as estribeiras com muita facilidade, em especial tratando-se de Alexia. O bate boca dos dois é sempre memorável.

E a parte do romance também envolve o leitor, sem ser piegas demais. Umas cenas sexies, sem erotizar. Ou seja, uma leitura agradável e que deixa um gostinho de quero mais ao término do livro.

Com tudo isso, dá para entender porquê àquelas pessoas que já leram, ficaram desesperadas - incluindo moi! - com a possibilidade de a série ser interrompida.

Após a postagem de Elimar, já tivemos duas respostas da editora, mas que parecem contraditórias.
A primeira veio na forma de comentário no outro blog:




Essa primeira deu uma certa esperança de que tudo continuaria normal. Mas daí, eu recebi em meu Twitter esta:



Notaram a "carinha" triste no fim da mensagem?

Pois bem....Isso nos leva a entender que tudo vai depender das vendas.
Uma editora é movida à vendas. Se um livro não vende não tem porque continuar a publicar sua série. Por outro lado, se um livro não é divulgado, como os leitores vão saber que ele existe?
Confesso que o livro "Alma?" encontrei numa livraria, mas o "Metamorfose?" nunca vi, e só o adquiri porque comprei online.

Então, queridos leitores e blogueiros, se queremos que a série continue, precisamos "espalhar a notícia".

Aqui no blog você encontra as resenhas dos livros. Para quem lê inglês, pode também acompanhar o site da autora: www.gailcarriger.com. Ela é super simpática e tem um fraco por sombrinhas e polvo.

Além disso, leia os livros, mande mensagens para a editora, twitte sobre o assunto. Precisamos manter o Conde Maccon nas redes sociais, e, assim, não ficaremos orfãos de mais uma série.


"Desistir jamais!!"

Comentários