ESQUENTA BIENAL | Diana Gabaldon - Outlander



Ficha técnica: Outlander
Autora: Diana Gabaldon
Editora Saída de Emergência
Lançamento original: 1991
Lançamento BR: 2014
800 páginas

"Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta dominada por clãs guerreiros.

Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?"


ROMANCE HISTÓRICO. VIAGEM NO TEMPO. LANÇAMENTO. 

Este livro originalmente foi lançado em 1991 e anos depois, em 2002, no Canadá. Portanto, apesar deste tema - viagem no tempo - ser recorrente, não se pode dizer que a Gabaldon copiou de alguém.
A série foi lançada há alguns anos por outra editora no Brasil. Naquela ocasião ela não me chamou atenção, por isso, não sei da história por trás de seu lançamento no Brasil.
O que sei, agora, é que a editora Sextante/Arqueiro/Saida de Emergência não poderia ter escolhido melhor momento para (re)lançá-la.
A série está sendo televisionada pelo canal Starz,e, apesar de ainda não estar disponível no Brasil, os fãs já deram um jeito de reunir grupos pra traduzir e legendar os episódios e colocá-los a disposição na internet.

Aqui, o trailer:



A forma de escrita da autora é excepcional. E logo no início suas palavras me prenderam, como se ela dividisse um segredo só dela com o leitor; como se estivesse dando início a uma conspiração há muito guardada...

"Pessoas desaparecem o tempo todo. Pergunte a qualquer policial. Melhor ainda, pergunte a um jornalista. Os desaparecimentos fazem parte do dia a dia deles... Muitos dos desaparecidos são encontrados, por fim, vivos ou mortos. Afinal, os desaparecimentos têm explicação.
Quase sempre."

Uau!! Isso já leva a pensar.
E então você entra na pele de Claire. Uma enfermeira que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial trabalhando no fronte e finalmente junta-se a seu marido para celebrar a vida.
Eles viajam as Ilhas Britânicas. O marido dela, um fascinado por história, a leva a pontos turísticos na Escócia e, junto aos cidadãos locais, informa a ela sobre as várias passagens históricas, os mitos, os rituais, os locais secretos, os personagens.

O que Claire não esperava é que ela mesma iria estar no olho do furacão de toda aquela história, ao magicamente, num local sagrado, ser transportada não de lugar, mas no tempo.

Uma inglesa que acaba sendo "acolhida" pelo lado escocês, pelos temíveis guerreiros highlanders, e fica sendo conhecida como "sassenach" (derivado de "saxão", ou "pessoa inglesa"). Seu conhecimento em enfermagem e seu interesse por botânica, em especial em plantas medicinais, acabam por colocá-la numa posição de curandeira entre o povo.

Mas juntando o lado histórico, a descrição da bela paisagem e do aprendizado do gaélico, há todo o romance. E é nesse que a gente vibra!!

Veja bem, no século 20 a Claire é bem casada e ama o marido. Eles estavam numa viagem de segunda lua de mel quando tudo isso acontece!
Mas ao voltar no tempo ela descobre que o antepassado do seu marido, o famoso Jonathan "Jack Black" Randall, era um monstro, e que ela estava bem mais protegida no território inimigo. 
E quem tomou para si o encargo de protegê-la? 
Ohhhhhhhh.... Ele!!!  Jamie Fraser.





E quem consegue resistir ao encanto desse homem?

Os livros da série são longos, detalhando as cenas e os locais. As batalhas são épicas. Os personagens não dão margem a meio termos, ou você ama ou você odeia.
E se você precisa de mais motivos para começar a ler a série, a editora criou uns posts bem legais pra te ajudar na decisão:









Tem como negar o último item?



Leia, divirta-se, apaixone-se e suspire muito. E com certeza sua próxima viagem internacional será a Escócia.

5 ESTRELAS.

Sobre a autora


Goodreads  |  Website  |  Facebook  |  Twitter

Comentários

  1. Já li muitas resenhas lindas e apaixonantes sobre esse livro, com certeza estou convencida de será uma das minhas futuras aquisições. Adorei sua resenha flor.

    Abraços
    Lu Apaixonada por Romances Numa oportunidade, passa lá e me visita... Comente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário