Liana Melo - Beleza Natural



Ficha técnica: Beleza Natural - A história da rede de cabeleireiros que levantou a autoestima das brasileiras
Autora: Liana Melo
Editora Primeira Pessoa (Sextante)
Lançamento: novembro/2015
208 páginas
Gênero: Biografia

"Garra e determinação pavimentaram o caminho da carioca Zica Assis, ex-empregada doméstica que durante anos testou misturas caseiras para controlar seus cabelos rebeldes. O preconceito marcou sua infância pobre, mas foi responsável pela grande virada em sua vida: depois de inúmeras tentativas frustradas, ela descobriu a fórmula que transformava fios crespos em cachos sedutores.

Filha de porteiro, Leila Velez cresceu na zona Sul do Rio, convivendo com a riqueza sem jamais se sentir diminuída. Com espírito empreendedor, soube aproveitar cada pequena oportunidade. Aos 14 anos, começou a trabalhar no McDonald’s e, dois anos depois, tornou-se a mais jovem gerente da rede de fast-food.

O encontro dessas duas mulheres fortes só poderia gerar resultados extraordinários. Zica queria tornar sua fórmula acessível a todas as brasileiras. Entusiasmada, Leila abandonou seu emprego para se associar a ela. As duas contaram ainda com Rogério – namorado de Leila e irmão de Zica – e Jair, marido de Zica, que vendeu o único bem que possuía, um Fusca 1978, para financiar o primeiro salão do Beleza Natural.

O sucesso foi instantâneo. As clientes esperavam horas para tratar os cachos com o Super-Relaxante criado por Zica. Para agilizar o processo, Leila teve a ideia de adaptar o sistema de linha de produção do McDonald’s – tratando cachos em série e vendendo autoestima.

Com um faturamento de 250 milhões de reais em 2014 e a meta de chegar a 120 lojas até 2018, o Beleza Natural transformou-se em um dos 10 principais casos de empreendedorismo do Brasil na última década.

Mais do que um exemplo de sucesso, esta é uma história emblemática de como a dificuldade, a pobreza e o preconceito podem motivar grandes transformações, não só pessoais como sociais. O sonho de Zica e seus sócios virou realidade porque nasceu de um ideal maior: valorizar a beleza natural da mulher, oferecer um serviço de qualidade e eliminar as barreiras da discriminação."



"Aonde vocês pretendem chegar? --------- Quero conquistar o mundo"

A sinopse deixa pouco à imaginação. Aqui é uma história - com H maiúsculo - de coragem, garra, insistência, resiliência, fé e sonhos.
Zica tinha todas as qualificações para ser a "coitadinha": família pobre, moradora de favela, muitos irmãos e bocas para ajudar a alimentar.
Trabalhava desde criança. Muitos eram os sonhos, mas um deles ficou firme na sua cabeça - talvez até porque estivesse MESMO em sua cabeça: queria ter um cabelo em que seus cachos não se perdessem.
Em sua juventude o mercado não estava interessado num público com cabelos tipo o de Zica. Ou você deixava o seu "black power" ou partia para o henê.

Enquanto trabalhava, enquanto cuidava da casa como se fosse o maior e melhor castelo do mundo, enquanto vencia o concurso de cabelo black power nos fins de semana, ela tentava, ela misturava, ela perdia, ela recomeçava.

Inspirações? Pelo menos duas mulheres batalharam tanto quanto Zica e mostraram que o impossível poderia acontecer: Helena Rubinstein e Sarah Breedlove.

Os anos passaram e a vida trouxe à Zica, Leila. Uma garota que tinha acesso do rico ao pobre; que começara a trabalhar muito nova na rede McDonald's e em pouco tempo alçava o cargo de gerente, e foi ali que começou a grande lição de Leila de como gerir uma empresa de sucesso.

Juntas, e com o marido e irmão de Zica, eles criaram a rede Beleza Natural.
Hoje, sinônimo de cachos perfeitos, esta rede traz em sua história muito mais do que a gente enxerga nos enormes cartazes espalhados pela cidade e nos principais shoppings.



Achei que era mais do que apropriado trazer como última resenha do ano este livro.
Se você é empreendedor, leia. Se você não sabe se é, leia. Se você precisa de uma injeção de ânimo à sua vida, leia. Se você é feminista, leia. Se você não é feminista mas quer saber até onde uma mulher é capaz de chegar, leia.
Leia por todo ou nenhum motivo. Sinta através das páginas, tão bem escritas por Liana Melo, a força e a energia de Zica. Impossível ficar impassível diante dessa mulher furacão.

Que ela sirva de exemplo, de inspiração, de ânimo, para o seu 2016.
E lembre-se: faça o que fizer, "não perca sua alma."

Mais do que 5 ESTRELAS!!!

Leila e Zica na palestra que deram aos livreiros e blogueiros
em Outubro/2015, pela Ed Sextante


Comentários

  1. Olá,, gostei muito do blog, voltarei mais vezes e já estou te seguindo. Convido para visitar o meu blog recente. http://eupensoq.blogspot.com.br/2015/11/eu-penso-que-o-castelo-do-lobo-l4.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário