{{Curiosidades}} Hora da Elegância e a Vestimenta Feminina para Cavalgada

Equestrian Portrait of Mademoiselle Croizette 
by the French artist Charles Auguste Émile Durand,1873.


HORA DA ELEGÂNCIA
e a VESTIMENTA para CAVALGADA



Durante a Regência, ir ao parque não era apenas para crianças; Damas e Cavalheiros da moda frequentavam os parques em Londres para passear, cavalgar e mostrarem sua elegência. Os frequentadores  escolheram Hyde Park como lugar favorito para montar a cavalo para obter algum ar fresco e fazer exercício. No entanto, foi mais popular como um lugar para ir em carruagens abertas para mostrar a roupa, ou o mais recente equipamento, ou cavalos. Ele foi o lugar para ver e ser visto.


Segundo uma fonte, a "Hora da Elegância" tinha a duração de três horas; das quatro e meia até às sete  e meia da noite, embora a maioria das mulheres não aparecesse antes das cinco e meia da tarde. Às sete e meia era hora de voltar para casa e mudarem a vestimenta da noite para o jantar. 
Os membros da Sociedade, cerca das 2.000 famílias aristocráticas, no auge da sociedade Inglesa, bem como alguns alpinistas sociais que tentam se encaixar, passeavam no Hyde Park, pavoneando-se e flertando com outras pessoas atraídas para o parque para tomar parte nos rituais sociais.


Com relação às cavalgadas, algumas damas preferiam ir a cavalo do que em suas carruagens igualmente adornadas. Para isso, na sela feminina – de lado -  era necessário que sua vestimenta fosse feita especificamente para esse intuito, adaptando a saia para ficar mais comprida no lado em que a dama deixasse virada suas pernas. 

modelo de como a dama ficava sobre a sela feminina


Esse lado deveria ser mais comprido, pois tão logo ela subisse, a saia em si subiria também, e naquela época era mister que as pernas na totalidade, incluindo aí os tornozelos e sapatos, ficassem ocultas. Quando ela estivesse fora de sua montaria, o lado mais comprido era imediatamente erguido e poderia ser segurado no braço ou preso num gancho adaptado na própria roupa.

visualização por trás do modo de sentar feminino


modelo para montaria


*Fonte texto > http://bit.ly/22uYx3X




Comentários