Os castelos medievais eram mais do que apenas grandes fortalezas com maciços muros de pedra. Eles eram fortificações engenhosamente projetadas que usavam formas brilhantes e criativas para proteger seus habitantes de inimigos.
Alguns de seus segredos:
O Fosso - Um fosso, que é um corpo de água que circunda o castelo, é muitas vezes pensado como um obstáculo que deve ser atravessado. Mas essa não era a principal função de um fosso. Uma das maiores preocupações dos habitantes de um castelo ou fortaleza medieval era o medo de que um exército invasor cavasse túneis sob a fortificação.
Este túneis poderiam fornecer acesso ao castelo ou causar um colapso das paredes do mesmo. Um fosso impediria isso porque qualquer túnel sob o fosso entraria em colapso e encheria de água.
Círculos concêntricos de defesa - Este foi um método de defesa extremamente eficaz para os habitantes de um castelo medieval. Era uma série de obstáculos que começaram no lado de fora do castelo e abriram caminho.
Geralmente era uma progressão como um campo limpo, uma parede externa, um fosso, uma parede interna, uma torre e depois uma torre de retenção forte. Um exército atacante teria que superar cada um desses obstáculos. E isso levaria muito tempo e esforço para fazer.
O portão principal como armadilha de morte - O portão principal de um castelo era muitas vezes o lugar mais perigoso do castelo porque também era uma armadilha mortal.
Muitas vezes, abria em um pequeno pátio que tinha outro portão principal na extremidade mais distante. O portão principal dianteiro frequentemente tinha um portão de ferro que era mantido na posição aberta e se o portão principal estivesse quebrado e os atacantes entrassem no pequeno pátio, o portcullis seria derrubado e os atacantes seriam presos no pequeno pátio.
As paredes do pátio tinham pequenos buracos chamados buracos de morte onde os defensores podiam disparar flechas e outros projéteis contra os atacantes presos.
Os segredos escondidos nas escadarias - As escadarias que se curvavam até as torres geralmente iam no sentido horário.
Isso significava que qualquer atacante que subisse as escadas tinha as mãos da espada (mão direita) contra a curva interior da parede e isso tornava muito difícil para eles manejar suas espadas.
Os defensores, por sua vez, tinham as mãos da espada na parede exterior, o que significava que eles tinham mais espaço para manejá-la. Outro projeto engenhoso das escadas era que elas eram projetadas com passos muito desiguais. Alguns passos eram altos e outros, curtos.
Os habitantes, familiarizados com o padrão desigual da altura das escada, podiam avançar rapidamente por elas, mas os atacantes, em uma escada mal-iluminada, caíam facilmente e ficavam atolados nas escadarias. Isso os tornavam vulneráveis aos ataques e diminuíam significativamente seus ataques.
Passagens Secretas - Muitos castelos tinham passagens secretas que serviam a uma variedade de propósitos. Algumas passagens foram projetadas para abrir uma distância do castelo para que os habitantes pudessem escapar durante um ataque ou entrar e sair durante um cerco.
As passagens secretas também levavam a câmaras secretas onde as pessoas podiam se esconder, os suprimentos podiam ser mantidos ou um poço para a água era escavado.
Como podemos ver, um castelo medieval era mais do que um grande palácio glamoroso com maciços muros de pedra à sua volta.
*Fonte: Tradução do site > www.thevintagenews.com
que chique
ResponderExcluir