(#5) Maratona Romances Históricos: Karen Marie Moning - Brumas do Tempo (Highlanders #1)



Ficha técnica: Brumas do Tempo (Beyond the Highland Mist)
Autora: Karen Marie Moning
Editora Verus
Lançamento original: 1999
Lançamento BR: 2017
306 páginas
Prólogo + 34 capítulos + Epílogo
POV: terceira pessoa
Gênero: Romance de época (viagem no tempo); Chick Lit; New Adult; Fantasia

Protagonistas: Sidheach James Lyon Douglas "Falcão" e Adrienne de Simone
Local/ano: Escócia; Seattle, USA/1513; 1997

"Um sedutor lorde escocês...

Ele é conhecido no reino como Falcão, o lendário predador nos campos de batalha e na cama. Nenhuma mulher resiste ao seu toque, mas nenhuma jamais conseguiu mexer com o coração dele — até uma fada vingativa tirar Adrienne da Seattle dos dias de hoje e transportá-la para a Escócia medieval. Presa em um século que não é o seu, ousada demais, franca demais, Adrienne representa um desafio irresistível para esse conquistador do século XVI. Forçada a se casar com Falcão, Adrienne jura manter distância do marido — mas o poder de sedução dele vai destruir lentamente a determinação dela.

Uma prisioneira no tempo...
Adrienne tem o “não” na ponta da língua para o notório lorde escocês, mas Falcão jura fazê-la sussurrar seu nome com desejo, implorando que ele a incendeie de paixão. Nem mesmo as barreiras do tempo e do espaço o impediriam de conquistar o amor dela. Apesar das incertezas sobre seguir seu coração apaixonado, a hesitação de Adrienne não é páreo para a determinação de Falcão de mantê-la a seu lado."




Este livro mistura passado e presente. Viagem no tempo. Guerreiros escoceses e terra das fadas.

Sidheach Douglas, mais conhecido como Falcão, tinha uma fama que fazia com que muitos homens quisessem matá-lo. Ele tinha uma beleza inigualável e sua aptidão para seduzir as mulheres também era famosa. Mulheres queriam matar e morrer por ele, para serem exclusivas. Mas Falcão não tinha cabeça para isso. Além de ser um exímio guerreiro, ele sabia que sua vida era pautada para ser peça de jogo de uma pessoa poderosa que só queria vingança.

O rei Finnbheara, casado com Aoibheah das Fadas, sente ciúme ao ouvir sua rainha falar tão bem do guerreiro escocês.
O Bobo da Corte, então, é convocado para fazer algo contra Falcão. Não matá-lo, mas destruir sua confiança e acabar de vez com essa sua fama.

Enquanto isso, na Escócia, o rei James decreta que Falcão deve se casar.
Isso era mais do que comum naquela época. O problema era que a noiva escolhida, de outro clã, era conhecida por ser louca. Falcão ficaria até a morte preso a um casamento sem amor e sem herdeiros.
Grimm, melhor amigo de Falcão, conversa com este sobre o encanto que ele exerce sobre as mulheres, como um flautista encantado. 
À noite, sentados no telhado, quando um estrela cadente passa no céu, Grimm faz um pedido inusitado: deseja que o amigo encontre uma mulher que lhe diga NÃO e que ele tivesse que batalhar por ela.
Grimm só não sabia que não seria só a estrela a ouvir esse pedido...

Adrienne vivia fugindo.
Depois de ter tido uma vida difícil, criada num orfanato, aos poucos ela conseguiu dar um rumo à sua vida.
Conheceu Eberhard Darrow Garret, um homem que a cativou desde o início, tratando-a como nunca ninguém o fez. Ele mostrava que queria que ela tivesse oportunidades na vida e se tornasse uma mulher que todos veriam ser a certa para ele.
Ele incentivava que ela fizesse viagens, sozinha, para crescer como pessoa.
Ela ficava triste por ele não poder ir com ela, mas fazia o que ele pedia, por amor.

Até que um dia ela chegou num momento errado e entreouviu uma conversa entre Garret e seu amigo, e ela entendeu o porquê das viagens sozinha.
Adrienne tornou-se a principal testemunha de acusação contra o noivo quando ele foi levado à justiça.
Para desespero dela, ele conseguiu fugir e ir atrás dela.
Agora, ela vivia escondida, com medo que o fantasma de Garret, ou algum de seus comparsas, a encontrasse.

Quando ela fugiu dele pela primeira vez, ela roubou um valioso jogo de xadrez e acreditava que num momento de necessidade, poderia vendê-lo para ter dinheiro e fugir para algum lugar mais longe.
Numa tarde em que estava olhando as peças e deixou-as cair, ao abaixar-se para pegá-las, Adrienne teve sua vida completamente mudada no tempo e no espaço.

De 1997, ela foi parar na Escócia de 1513, literalmente nos braços de um homem, como um milagre.
E acontece que aquele homem asqueroso precisava de um milagre.

A filha dele, por ordem do rei James, deveria se casar com um guerreiro, mas havia morrido. Se ele não apresentasse a filha para se casar, o rei viria com fúria para cima dele e de seu clã. 
Com o aparecimento daquela mulher em seus braços, e como poucas pessoas conheciam sua filha porque ela tinha passado os últimos anos aprisionada por conta da loucura, ele resolve fazer com que Adrienne se passe pela filha.
E é assim que Adrienne se vê casada com Falcão.

Falcão sabia que o nome de sua futura esposa era Janet Comyn, mas nunca tinha visto-a.
E no dia do casamento, Falcão continuou sem vê-la porque ele sequer aparece, mas manda Grimm como seu procurador.
Quando Janet/Adrienne é levada ao clã Douglas, ela vê um homem lindo e pensa tratar-se de seu marido - já sabendo de sua fama de conquistador -, mas não era ele, e sim, o novo ferreiro do clã.

A partir daí, há uma luta de poder e interesse entre Falcão e o ferreiro. Os dois interessados em conquistar Adrienne.
Ela achou o ferreiro, Adam Black, lindo, mas ficou absolutamente encantada por seu marido.
Mas desde sua péssima experiência com Garret, que também tinha sido muito bonito, ela ficou "de pé atrás" com homens assim, e por isso, ela não iria ceder a Falcão tão facilmente.

Adrienne foi alvo não apenas dos dois belos espécimes masculinos, mas tentativas de assassinato, que a princípio achavam se direcionar a Falcão, começaram a acontecer.
Veneno, flechas, várias vezes Adrienne esteve entre a vida e a morte. E se já não bastasse tanta briga de interesses, Adrienne se vê frente a frente a uma antiga amante de Falcão da corte, Olivia.

As estações vão passando.
O embate entre Falcão e Adrienne prossegue.
Mistérios e magia circundam o casal.
Pelo trato entre a Rainha das Fadas e os humanos, estes não podiam ser mortos quando havia alguma rusga entre as duas raças.
O rei Finn decide que o Bobo deve parar com a vingança, mas este, encantado por Adrienne de verdade, não quer fazê-lo. Mas diante do poder do rei, o Bobo resolve que seria melhor enviar Adrienne de volta ao seu tempo do que deixar Falcão vencer a aposta.
Falcão poderia ser muito bonito e um guerreiro muito bom, mas ele não tinha os poderes mágicos do Bobo.
Adrienne já não queria mais voltar para o seu tempo e sentia-se dividida entre os belos homens. Mas primeiro, ela precisava salvar o próprio pescoço ante tantas ameaças.

Qual seria a melhor escolha? Teria mesmo a peça de xadrez poderes para fazê-la voltar no tempo?
E entre magia e viver numa época que não a sua, Adrienne descobre um poder muito mais forte do que qualquer coisa já conhecida e que talvez ela não precisasse viver fugindo, mas sim, fosse a rainha de seu próprio castelo...



Prepare-se porque a história é interessante, mas tem uma gama de confusão.
A começar pelos nomes escoceses. A impressão que dá é que tem letra demais neles. Eu particularmente não consegui decorar boa parte deles, a não ser os menores.

Como tem magia no esquema, quando você menos espera algo de surreal acontece. Isso está além da capacidade dos humanos.
Adrienne e Falcão são usados como peças de xadrez sempre.
Ela, pelo Bobo, que a faz viajar no tempo e a envolva numa história com tentativas de assassinato e nenhum direito de escolha, já que naquela época as mulheres não tinham direitos.
Ele sempre se viu frente à ira do rei James por causa de algo que ocorreu antes de seu nascimento. E agora, por possuir uma beleza e encantamento com as mulheres, um rei ciumento quer fazê-lo ser humilhado.

O enredo é interessante. Os personagens o fortes.
A narrativa às vezes se torna cansativa com detalhes que poderiam não existir.
Obviamente, às leitoras apaixonadas, a partir do momento que Falcão se vê querendo conquistar sua esposa, a história toma uma nova dinâmica, mas, ainda assim, algumas páginas poderiam ter sido retiradas. O vai e vem na viagem no tempo fica cansativo.
Sem cliffhanger.

O personagem do livro #2  é apresentado, e a editora já divulgou a capa dele.



A série HIGHLANDERS consiste em 8 livros, o último tendo sido lançado em 2006.
Esperemos que a editora traga todos.

4 estrelas.

Sobre a autora
  
Goodreads  |  Website  |  Facebook  |  Twitter



*Gravura > Jon Paul Ferrara

Comentários