[Resenha] J. R. Ward - The Savior (BDB #17)




Ficha técnica: The Savior
Autora: JR Ward
Editora Gallery Books
Lançamento original: 02/abril/2019
Lançamento BR: ainda não
496 páginas
68 capítulos
POV: terceira pessoa
Gênero: Romance contemporâneo; Fantasia

Protagonistas: Murhder & Dra. Sarah Watkins; John Matthews & Xhex
Local/ano: Sharing Cross, Carolina do Sul; Ithaca, NY; Cadwell, NY/atual

Na honrada história da Irmandade da Adaga Negra, apenas um homem foi expulso - mas a insanidade de Murhder não deu aos Irmãos escolha. Assombrado por visões de uma mulher que ele não poderia salvar, ele ainda retorna a Caldwell em uma missão para corrigir o erro que o arruinou. No entanto, ele não está preparado para o que ele deve enfrentar em sua busca pela redenção.

A Dra. Sarah Watkins, pesquisadora de uma firma biomédica, está lutando contra a perda de seu noivo, também cientista. Quando o FBI começa a perguntar sobre sua morte, ela questiona o que realmente aconteceu e logo descobre a terrível verdade: sua empresa está conduzindo experimentos desumanos em segredo e o homem que ela achava que conhecia e amava estava envolvido na tortura.

Quando os destinos de Murhder e Sarah se tornam irrevogavelmente entrelaçados, o desejo inflama entre eles. Mas poderiam forjar um futuro que abrangesse a divisão que separa as duas espécies? E com o surgimento de um novo inimigo na guerra contra os vampiros, Murhder retornará aos seus irmãos ... ou retomará sua existência solitária para sempre? 





Continuação da série

O famoso Murhder resolve sair da toca e pedir ajuda à Irmandade Negra. Como assim?

Sabemos que existiu um guerreiro poderoso, que um belo dia enlouqueceu e foi banido da Irmandade.
Murhder, então, se tornou uma lenda viva.
Nos últimos anos, ele estava vivendo como dono de um B&B (espécie de hotel mais barato - Bed & Breakfast), na Carolina do Sul.
Ele havia comprado a propriedade e tinha empregados para tocarem o negócio.
Ele mesmo vivia no último andar, num espaço bem espartano, sem qualquer contato com o mundo lá fora, tecnologia, conversando com... morcegos.

Aham. Isso mesmo que você leu.

Quando ele foi apontado como o herdeiro de um certo alguém da Glymera, Saxton, advogado da Irmandade, e seu companheiro, foram até a casa de Murhder.
Este não queria saber de herança, mas quer aceitasse ou não, precisava assinar a papelada.
Foi quando ele teve a ideia de pedir ajuda para encontrar uma certa fêmea, porque ele sabia que a Irmandade dispunha de tecnologia e recursos para encontrar qualquer pessoa.

Então, ele pede uma audiência com o Rei Cego.

Neste dia, a Casa de Audiência é fechada para o público.
Todos os Irmãos - eu disse TODOS - estavam presentes para garantir a segurança do Rei, afinal, Murhder era louco.

O clima é tenso com a chegada dele. Wrath, como sempre, não deve nada a ninguém e nem se vê obrigado a prestar favores, mas esse tinha algo em especial, e ele decide ajudar.

V e seus dedos mágicos conseguem encontrar a tal fêmea.
Mas, o que essa fêmea tinha de tão especial? Seria a companheira de Murhder?

Longe disso. Murhder agia movido pela consciência pesada. Ela foi alguém que ele não conseguiu salvar há vinte anos. Por um milagre, essa mulher havia conseguido escapar de seu cativeiro, mas o filho dela, nascido lá, havia ficado. Ela implorava a Murhder que salvasse o filho, já que ele estava próximo da época da transição, e sem a presença de uma fêmea vampira para alimentá-lo, ele iria morrer.
E nessa operação salvamento, entra o outro casal da vez: Xhex e John.

Vocês sabem que a tia Ward sempre traz dois casais num mesmo livro. Neste aqui, é John e Xhex o casal secundário. Mas as histórias deles estão mais do que interligadas já que...

Tum, tum, tum...
.
.
.
.
.
.
.

Xhex e Murhder foram amantes.


Então, já podem imaginar o barraco que John iria arrumar por ser um macho vinculado, certo?

O casal ajuda Murhder a salvar o filho da fêmea, e, na mesma ocasião, Murhder se vê frente a frente com a mulher que povoa sua imaginação há anos.
Não pelo sonho, mas através de um quartzo que ele pegou há muito tempo quando esteve do outro lado, no Santuário, onde vivia a Virgem Escriba (a propósito, ela e Ômega ainda estão passeando pelas Bahamas).

Sarah Watkins era geneticista e trabalhava na RSK BioMed. Seu trabalho era pesquisar sobre a cura do câncer (estou generalizando aqui. No livro, ela entra em detalhes de qual tipo).
O seu noivo também havia trabalhado lá. Estava num outro setor ultra secreto. Mas ele havia morrido há dois anos, decorrente de seu diabetes.
Sarah ainda morava na casa que eles haviam comprado juntos. Vivia aquele luto se jogando no trabalho até nos fins de semana.

Por alguma razão, o FBI estava rondando a empresa, e ela foi uma das entrevistadas, porque, além do noivo, o supervisor dele, Dr. Thomas McCaid, havia morrido no mês passado, aparentemente de ataque cardíaco.
Foi quando Sarah começou a juntar algumas peças, coisa que há dois anos deixou passar por conta do luto recente, e lembrou que, tão logo Gerry (seu noivo) morreu, ela havia ligado apenas para a emergência (911) para darem o socorro e levarem o corpo, quando dois homens da empresa BioMed apareceram para levar os arquivos e computadores de Gerry.

Como eles ficaram sabendo da morte dele?

Ela começa sua investigação. O que a leva a um certo cofre, com um certo pendrive, com informações para lá de estarrecedoras: a BioMed estava fazendo exepriências proibidas com pessoas. 

Indo até lá, Sarah se depara com uma criança presa numa jaula, e decide salvá-la.
É nesse instante que ela e Murhder cruzam caminhos.

Tudo bem até aqui?



Por ter sido salvo por ela, Natelem - ou Nate, como passa a ser chamado - se apega a Sarah. E quando Xhex chama a Dra. Jane para levar o menino, ele quer que Sarah vá junto.
Isso significa... mais um humano na mansão.

E aí que o circo pega fogo.
Sarah descobre a existência de vampiros.



Mas, diferente da Sola, que conviveu anos com vampiros e ao descobrir deles, deu aquele espetáculo patético (oh personagem chata!), Sarah conseguiu lidar bem com a notícia. O seu lado pesquisadora falou mais alto.

Nessa parte, a tia Ward nos brinda com a descrição minuto a minuto de uma transição.
Gente, dá dor nos ossos de ler. O negócio é tenso.

No entanto, se você acha que essa é a pior parte do livro, se prepara porque tia Ward voltou aos velhos tempos e decidiu que era hora de fazer a gente chorar.

Lembra que em livro anterior, Throe "encontrou" um livro sagrado (que deveria estar lá em cima no Santuário) e que, a partir do feitiço dele começou a criar um exército de sombras? 
E que essa sombras, quando atacam os filhos primogênitos da glymera, fazem com que estes se transformem em zumbis?

Pois é... Lamento informar. John Matthews foi mordido por um zumbi, e está morrendo.



Aí, você começa a contabilizar todo mundo que a tia Ward já matou na série - e quase NOS matou do coração - e já começa a colocar o nome de John na lista.

E pior!!

Como assim "pior"?
Tem algo pior do que John Matthews morrer?

Pode não ser pior, mas é tão tenso quanto. A Xhex sabe que ele é a reencarnação de Darius.


Pega a 1ª caixa de lenço. 😪

Bom, vamos parar e pensar.
Dentro da mansão, na área médica, tem Dr. Manny e Dra Jane. Havers também sempre dá uma ajuda, já que ele é vampiro e conhece melhor a anatomia da raça. Só que essa nova ameaça - o ataque das sombras - é uma coisa totalmente nova. Na verdade, eles ainda nem sabem direito com o que estão lidando.
Phury havia dito que um livro sagrado tinha sido roubado do Santuário, e que destruir os feitiços dele só pioravam a situação, mas ninguém sabia qual feitiço havia sido invocado.

Apareceram sombras - que não são mortas por tiros de armas comuns - que matam vampiros e os transformam em zumbis.

Santa confusão, Batman!

Em John, a mordida não o transformou em zumbi, mas a ferida estava necrosando rápido demais e a morte era só uma questão de tempo (muito pouco, por sinal. O que o faz começar a se despedir de todos; o que deixa Xhex enfurecida).

Mas, pera.
Temos uma geneticista na área. Por que ela não faz alguma coisa?

Lembra que ela viu o processo de transição de Nate? Isso dá a ideia de provocar uma nova... em John (uma explicação sobre glândula pituitária; renovação celular para o desenvolvimento físico acelerado dos vampiros, etc. Leia no livro que você vai entender direitinho).

Entretanto, John já tinha passado pela transição (dolorosa). Será que isso daria certo? O jeito era testar.
E quem se oferece para ser o rato de laboratório?

Isso mesmo, Murhder.
Então, ele se torna O SALVADOR (daí, o porquê do título).

"Creio que ele está determinado a ser o salvador"

Se você acha que isso seria fácil...


E é daí que eu falo, pega a 2ª caixa de lenço. 😓



A despedida do casal Murhder e Sarah é de partir o coração. 💔💔💔💔💔

Com o coração partido ou não, ainda há um inimigo lá fora a ser derrotado. Assim como aquele que está causando toda essa confusão, Throe.

A Irmandade é informada de que Throe está oferecendo um jantar para a Glymera, e na certa ele está planejando algo.
Wrath envia os Irmãos para cuidarem desse assunto, e, por incrível que pareça, ele aceita não sair da mansão e ficar resguardado por Phury, Z, Payne e Rhevenge (coisa difícil porque ele detesta se mostrar fraco).

Throe queria mostrar à Glymera que ele era o único salvador deles; que a Irmandade não tinha competência de deter esse novo inimigo. As sombras iriam atacar na hora do jantar. Aqueles que sobrevivessem iriam votar em Throe para ser aquele a resolver o problema e, com isso, ser o novo Rei (lembrando que Wrath agora era rei por voto popular, não mais por direito de nascimento).

Porém, a Irmandade aparece, salva a noite e o destino de Throe...
Digamos que o destino dele dará enredo para um outro livro.

Oi?
O quê?
Você quer saber o que deu da experiência lá de cima?
Tem certeza?
Então...




Aproveito a partir daqui para dar as minhas considerações finais.

Gente, depois do fiasco (para mim) do livro do LADRÃO (sorry, não consigo achar que o livro é da LADRA), e os dois últimos de numeração ,5 (Dearest Ivie - resenha  e  Prisoner of Night - resenha), estava começando a ficar preocupada com o futuro da série. Mas, nesse aqui, tia Ward voltou aos velhos tempos.

Tem cena de luta, tem cena de amor, tem comédia, tem tensão e tem choro. Muito choro.

Vamos voltar no tempo.

➽ Sobre Murhder:
Até então, sempre ouvimos falar desse geurreiro, que havia enlouquecido e sido expulso.
Ao longo desse livro aqui, há trechos de menção do que Murhder fez, em especial, ter matado vários humanos de forma grotesca, aparentemente sem motivo. Nesse episódio, V diz que os Irmãos levaram semanas para "limpar" a sujeira dele, fazendo com que outros humanos envolvidos tivessem a memória apagada.

Mas óbvio, ele teve um motivo - que é muito bem explicado - e preferiu carregar toda a culpa para não prejudicar uma certa pessoa.

O seu caso com Xhex, na época, Murhder não sabia que ela era meio sympatho. Apenas quando ele foi capturado e torturado por dias na colônia, que ele descobriu o que ela era.
Na cabeça dele, eles eram um casal - ainda que não vinculado.
Ter a mente torturada fez com que ele ficasse instável por um tempo.

Ao ser expulso da Irmandade (e nunca ter dito sobre o seu período de tortura pelos sympathos e do porquê de seu ataque), ele preferiu se isolar do mundo, até que começou a receber as cartas com pedido de socorro.

O quartzo- amuleto que ele pegou no Santuário passou a ser uma espécie de talismã.
Ele começou a ver o rosto de uma mulher, mas nunca imaginou que ela pudesse ser a sua futura companheira.

Ao ficar tanto tempo isolado, sem TV, internet, ou qualquer notícia do que se passava no mundo vampírico, ele não sabia da morte de Darius; do sumiço da Virgem Escriba e Ômega; de que os Irmãos haviam encontrado companheiras - especialmente Hollywood, o mais "galinha" de todos; da morte de Wellsie - e novo casamento de Tohr; e, ao encontrar John Matthews pela primeira vez, Murhder tinha certeza estar de frente a Darius.

➽ Sobre John:
O casamento dele e Xhex ia bem, obrigada. Apesar de ele conhecer a história dela com Murhder, nada impede de "o macho vinculado que habita em mim querer estraçalhar a garganta do macho que habita em você".
Mas, por incrível que pareça, John segura a onda.
Até porque ele tem uma batata quente na mão: ele está morrendo.

É sério, gente.

Ainda há o fator de que ele está morrendo SEM AINDA ser considerado um Irmão, como Qhuinn.

E quando a gente bate na parte em que Xhex fica em dúvida se fala ou não da relação dele com o "pai" e Murhder também acha estar de frente ao seu companheiro de luta, a torcida fica para que FINALMENTE esse segredo seja revelado.

Quando Murhder se oferece para testar o processo de cura que pode salvar John, ele o faz porque sabia que ao sair de Carolina do Sul para reencontrar os Irmãos, ele não voltaria para casa. De uma maneira ou de outra ele iria morrer. Por que não fazendo algo de bom?
É claro que ele havia encontrado sua companheira, mas isso é só para colocar mais pimenta nos nossos olhos.

A cura se dá.
Aí, você fala: UEBA!!! Murhder e Sarah vão ficar juntos e John, vivo!

Não. Porque o Rei proibiu que Sarah fizesse parte do mundo vampírico. A memória dela deveria ser apagada.

Pega a 3ª caixa de lenço. 😭



O lado bom da salvação de John? Ele finalmente se torna um Irmão e, em comemoração, ele imita o ato que salvou a vida dele ao entrar no treinamento da Adaga Negra, pré-transição... Pega a 4ª caixa de lenço. 😹  (Só quem acompanha a série desde o início vai entender a importância desse gesto).



O livro é muito bom.
Sobre as sombras, ainda não sabemos exatamente se elas voltam ou não, porque um novo aliado inimigo surge...



➽Personagens que não aparecem: Assail e Sola; Boo; Layla; Marissa.
➽Personagens que aparecem muito pouco, quase nada: Payne, Autumn, Butch, Trez e iAm, Cormia

➽Lassiter aparece e finalmente todos ficam sabendo que ele é o substituto da Virgem Escriba (o que para V só prova o quanto a mãe dele odeia todos). E ele concede um desejo no final.

➽Sobre o aparecimento e conexão dos personagens Silas; Ahmare & Duran; os guardas mudos e a provável reencarnação de Selena, com a história principal, nada é citado.

Apesar de não ter cliffhanger, sempre há um gancho para futuros livros. As capas, sempre duas (uma, americana, outra, europeia), trazem imagens corretas. O personagem central começa a história com o cabelo longo, mas numa determinada parte, ele o corta.

Agora, é esperar o anúncio da tia Ward, em Cincinnati, de quem será o próximo livro.




------------------------

Editado pela resenhista:

Hoje mesmo, a autora deu o anúncio dos próximos lançamentos para 2020.
Veja o video >> AQUI

  

Comentários

  1. Estocando as caixas de lenço para quando a UDL resolver lançar o livro por aqui.

    ResponderExcluir

Postar um comentário