[Resenha] Mary Balogh - O Pretendente (Clube dos Sobreviventes - conto)



Ficha técnica: O Pretendente (The Suitor, #1,5)
Autora: Mary Balogh
Editora Arqueiro
Lançamento original: 22/julho/2013
Lançamento BR: 03/junho/2019
44 páginas
04 capítulos
POV: terceira pessoa
Gênero: Romance de época; Chick Lit; New adult

Protagonistas: Srta. Philippa Dean & Charles Crabbe
Local/ano: Londres; Gloucerstershire, Inglaterra/pós Guerras Napoleônicas

Se as circunstâncias fossem diferentes, Philippa Dean ficaria feliz em se unir ao visconde Darleigh. Não há dúvida de que ele é um cavalheiro perfeito e reúne tudo o que os pais dela desejam: tem um título, é lindo e respeitável. O fato de ter perdido a visão apenas reforça seu poder e sua força.

Mas Philippa não o ama. Seu coração já foi conquistado e só há uma decisão sensata a tomar: frustrar os planos de casamento com o visconde.

Julian Crabbe está desesperado para salvar a mulher por quem se apaixonou dois anos atrás. Na época ele era um jovenzinho inconsequente e merecia o desprezo dos pais de Philippa. Mas agora tem todos os predicados de um pretendente adequado e está determinado a provar isso antes que seja tarde demais.

Invadir a festa na propriedade do visconde? Ótimo. Impedir que o casal mais aguardado da temporada fique junto? Com certeza! Porque o amor não pode mais esperar.






Conto da série. 
Livro #1 > resenha
Livro #2 > resenha

Numa sacada interessante, a autora decide apresentar aos leitores parte da história da suposta pretendente de Vincent Hunt, provando, assim, que toda história tem mais de um lado.

Ao lermos o livro #2, onde ficamos sabendo que Vincent estava sendo coagido pelas mulheres de sua família a fazer um casamento com o único objetivo de ter uma esposa para cuidar-lhe pelo fato de ele ser cego, tomamos um certo "ranço" ao ver o quanto Philippa era tão sem opinião a respeito dos assuntos mais bizarros (segundo um teste feito pelo próprio Vincent).

Mas daí, descobrimos que isso também foi uma estratégia. DELA.

Senão, vejamos:

Philippa havia finalmente feito 18 anos e debutou na sociedade londrina. Passou pelas patronesses do Almack's (ainda não tinha permissão para valsar, mas sua apresentação havia sido um sucesso) e tinha beleza suficiente para chamar atenção de alguns bons partidos.

Acontece que o coração dela já estava há dois anos tomado por Julian Crabbe.
Este era o herdeiro presumido do duque de Stanbrook, George Crabbe, aquele mesmo que perdera o filho para a guerra; a esposa para o suicídio e transformou seu lar na Cornualha no Clube dos Sobreviventes.

Aos 16 anos, num baile, Philippa havia conhecido Julian, mas naquela época ele tinha uma fama nada boa.
Quando o pai de Philippa viu a filha sozinha no jardim com tamanho canalha, proibiu a filha de ter qualquer contato com ele.
Mas dali surgiu a fagulha de um interesse.

Através da amiga Barbara Redford, prima de Julian, os pombinhos mantiveram uma troca de correspondências secreta.
Enquanto Philippa esperava com ansiedade a chegada de seu 18° aniversário, sua apresentação à sociedade e a permissão para casar, Julian ia endireitando a sua vida.

Um pouco depois daquele incidente no jardim, o pai dele faleceu e ele precisou tomar à frente dos negócios familiares. Eram muitos os problemas, mas as contas foram pagas e em breve o lucro de certos investimentos e das plantações seria muito bom.
Julian concordou que Philippa merecia se divertir um pouco antes que eles pudessem firmar compromisso. Desde que ele mudara a sua reputação e não estava atolado em dívidas, não havia por que de o pai dela proibir o compromisso.

Mas nesse ínterim, houve a possibilidade de Philippa tornar-se Viscondessa Darleigh. A família dela havia abandonado a temporada em Londres para ir à casa de campo do Visconde.

Desesperado, Julian vai atrás, com a desculpa de estar visitando um amigo nas redondezas e, como Vincent era amigo do tio de Julian, nada como fazer-lhe uma visita de cortesia.
Mas ao chegar lá, a maior das surpresas: o anfitrião havia desaparecido.
Agora, era aguardar o retorno dos Dean para Londres e seguir com o planejamento inicial do casal.

Como dito, é um conto, poucas páginas, e, apesar da rapidez, tira aquela má impressão que tivemos com a personagem.




4 estrelas.

*LIVRO cedido pela editora, em parceria, em troca de uma resenha de opinião honesta.

Comentários