[Resenha] Mary Balogh - Uma Paixão & Nada Mais (Clube dos Sobreviventes #4)



Ficha técnica: Uma Paixão & Nada Mais (Only Enchanting)
Autora: Mary Balogh
Editora Arqueiro
288 páginas
23 capítulos
POV: terceira pessoa
Gênero: Romance de época; Chick Lit; Drama; New Adult

Protagonistas: Flavian Arnott, Visconde Ponsonby, e Sra. Agnes Keeping
Local/ano: Gloucestershire; Londres, Inglaterra/pós Guerras Napoleônicas

Ao voltar para casa depois das Guerras Napoleônicas, Flavian, o visconde de Ponsonby, ficou arrasado ao ser abandonado pela noiva.

Agora a mulher que partiu seu coração está de volta, e todos estão ansiosos para que eles reatem o noivado. Exceto Flavian, que, em pânico, corre para os braços de uma jovem sensível e encantadora.

Apesar de ter sido casada por quase cinco anos, a viúva Agnes Keeping nunca se apaixonou, nem quer se apaixonar. Aos 26 anos, ela prefere manter o controle de suas emoções e de sua vida. Porém, ao conhecer o carismático Flavian, fica tão arrebatada que acaba aceitando seu impetuoso pedido de casamento.

Quando descobre que Flavian pediu sua mão apenas para se vingar da antiga paixão, Agnes decide fugir. Mas Flavian não tem a menor intenção de deixar a esposa partir, principalmente após descobrir que, para sua própria surpresa, está completamente apaixonado por ela.




Continuação da série:
Livro #1 > resenha
Livro #2 > resenha
Livro #3 > resenha
Livro conto > resenha

AVISO: Apesar de cada livro da série remeter a um casal e poder ser lido separadamente, seria melhor que você lesse a série na ordem de lançamento. A autora sempre começa o livro seguinte voltando um pouco no tempo para parte da história ser concomitante com a do casal anterior. Portanto, você acabaria pegando um pouco de spoiler.

Aos 18 anos, Agnes se casou com William Keeping, cavalheiro. Ele morreu cinco anos depois por causa de uma de suas frequentes febres de inverno. Apesar do casamento feliz, ela nunca foi apaixonada pelo marido.
Para não voltar a morar na casa do pai, Agnes preferiu ir morar com sua irmã mais velha, solteira, Dora.
Por ser amiga de Sophia, esposa de Vincent, Agnes foi convidada para o baile da colheita oferecida pelo casal, no mês de outubro.
Ela nunca havia ido num baile numa residência privada - cidade do interior -, apenas àqueles bailes oferecidos pela cidade organizados em algum salão comunitário ou celeiro.

Lá, ela conhece Flavian. Imponente e bem-vestido, ele também parecia ser um tanto pedante.
Os March estavam interessados em "empurrar" a filha para cima dele, mas ele prefere tirar Agnes para dançar.

"E Agnes estava apaixonada.
Loucamente, profundamente, desesperadamente, gloriosamente apaixonada.
Por um homem cínico, experiente, talvez perigoso e versado nas artes do flerte.
Um homem que ela provavelmente nunca mais voltaria a ver depois daquela noite."

Flavian fazia parte do Clube dos Sobreviventes. Numa primeira olhada, ele parecia ter voltado da guerra sem cicatrizes profundas (como alguns de seus amigos), mas ele havia tomado um tiro, caído do cavalo e sido pisoteado, fazendo-o esquecer boa parte de sua vida. Sua personalidade ficou afetada porque como durante um bom tempo ele não conseguia falar, se comunicar, acabava por tornar-se violento, quebrando tudo o que via pela frente. E agora, ele falava, mas gaguejando.

Antes de ir à guerra, Flavian tinha um compromisso firmado com Velma Frome. As famílias dos dois eram amigas e o casamento agradava a todos. Mas a verdade era um pouco mais suja do que isso.

O ponto é que ninguém esperava que ele sobrevivesse. Com isso, Velma lhe fez uma visita para comunicar que o rompimento do noivado deles seria publicado na manhã seguinte no jornal, e mais uns dias depois um novo noivado seria anunciado: o dela com o melhor amigo de Flavian, Leonard Burton, conde de Hazeltine.

Passados os anos e com a boa recuperação dele (não totalmente. Ainda sofria de amnésia e tinha fortes dores de cabeça quanto tentava se lembrar de algum fato de sua vida), as famílias dele e de Velma (agora viúva) pensavam que seria bom se retomassem o plano inicial.
Mas Flavian ainda não conseguia perdoar os "amigos".

Com o casamento de Vincent e Sophia e o nascimento da filha deles, o encontro do Clube foi transferido para a propriedade de Vincent, Middlebury Park, ao invés de ser na casa do Duque de Stanbrook, na Cornualha (como vinha acontecendo nos livros anteriores.)
Flavian estava sendo forçado, através de cartas de sua mãe e irmã, a retomar seu compromisso com Velma, mas ele vê uma oportunidade pela frente.

Agnes era diferente das outras mulheres, e sendo viúva, não tinha qualquer intenção em tentar impressioná-lo e, por isso mesmo, o impressionou.

A partir daí, Flavian decide que ela era a pessoa perfeita para o propósito dele - não para o coração.
Mas entre pinturas e narcisos, Flavian teve uma grata surpresa:

"Nela, consigo encontrar a paz"

Casam-se e vão para Londres. Lá, Agnes se vê frente à família do marido, assim como de sua concorrente, e aos poucos, a verdade - vergonha - vêm à tona.
Os esqueletos no armário que todos têm eram grandes e grotescos, e as mentiras foram expostas.


Neste livro 4 da série, mais uma vez a autora consegue nos prender desde a primeira página.
O sofrimento de cada membro do Clube é único e, ao mesmo tempo, compartilhado pelas atrocidades advindas da guerra.
Uma amizade nascida do sofrimento, mas que ganha ares de redenção.
Mais que 5 estrelas


*LIVRO cedido pela editora, em parceria, em troca de resenha com opinião honesta.



Comentários